São José dos Campos cancela implantação do VLT em 2016

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta segunda-feira (25) que não vai mais implementar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na cidade. O projeto, que teria início em 2014, foi alterado para o modelo BRT (Bus Rapid Transit), que são os ônibus de trânsito rápido que trafegam por corredores exclusivos. Segundo a administração municipal, a mudança foi pedida ao Ministério das Cidades, que é quem vai financiar o valor da obra.


O governo alega que o orçamento de R$ 800 milhões do VLT não contemplaria a expansão para outras regiões da cidade e que o tempo estimado para pagamento da obra, 30 anos, poderia comprometer o orçamento da cidade. O novo modelo deve ter um custo menor do que o estipulado para o VLT e deve abranger ao menos quatro regiões da cidade. Segundo a prefeitura, o preço da passagem do VLT seria em torno de R$ 4,50 e com o novo projeto, a passagem deve custar o mesmo que no transporte coletivo, que atualmente é de R$ 3.


Carlinhos Almeida (PT) afirmou que o traçado de 10 quilômetros proposto no projeto do VLT deve ser mantido com o BRT. O projeto prevê que o veículo passe pelas principais avenidas do centro, como a São José e José Longo, corte a Via Dutra e chegasse ao início da Andrômeda, na zona sul. No VLT, o tempo estimado na viagem de ida e volta era de 55 minutos.


A proposta do VLT foi resultado de um estudo solicitado pela gestão Eduardo Cury (PSDB) ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O projeto, que foi feito de forma confidencial, será divulgado na íntegra no site da prefeitura nesta terça-feira (26). Porém, só após 11 meses de mandato, a administração do PT decidiu alterar o projeto. De acordo com o secretário de transportes, Wagner Balieiro, esse período foi dedicado para a análise do conteúdo. “Estudamos muito antes de decidir pela mudança”, disse.


Segundo o prefeito, o modelo BRT é mais adequado para o município devido à demanda de passageiros. De acordo com a prefeitura, o principal modelo está em execução na cidade de Bogotá, na Colômbia e no Brasil em Curitiba (PR). A administração informou também que aguarda a resposta do Ministério das Cidades para definir datas, prazos e o valor das obras, que de acordo com o governo, deve ficar abaixo dos R$ 800 milhões do VLT.


‘Estranheza’
Por meio de nota, o ex-secretário de Transportes e atual presidente do PSDB de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira, diz ter visto a decisão do governo municipal com ‘estranheza’, já que quando a atual administração assumiu a prefeitura, em janeiro, decidiu ‘por decisão e vontade própria encampar o projeto do VLT’.


Farias classificou ainda que o governo vem tratando o tema VLT ‘na base do improviso e com total falta de planejamento’, e que por várias vezes o prefeito e seus secretários viajaram a Brasília para tratar do assunto, com vistas a aprovação e captação de recursos para o projeto, o que gerou ‘a perda de um ano entre idas e vindas que não levaram a nada’.


O ex-secretário encerra a nota afirmando que vai aguardar o modelo a ser anunciado para estudá-lo e se pronunciar sobre o assunto.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0