A Vale está utilizando uma tecnologia para avaliar o desempenho dos vagões da Estrada de Ferro Carajás (EFC). O projeto conhecido como Vagão Instrumentado consiste em três vagões equipados com sensores de monitoramento e ferramentas de telecomunicação compostos por GPS, modem 3G, e unidade de registro e armazenamento de dados.
Os sensores captam os movimentos do vagão e registram as informações que são transmitidas para o sistema da companhia no término da viagem. Os dados são transformados em relatórios de análise de desempenho do material rodante. Segundo a Vale, com o sistema é possível comparar os choques entre engates visando à redução da quebra de hastes entre um vagão e outro ao longo do percurso; e o monitoramento dinâmico das condições da via comparado com outras ferramentas, como o carro controle, que faz esta análise só que de forma estática.
A energia das baterias do sistema é captada através de painéis solares fixados na lateral do vagão.
O projeto foi desenvolvido por um instituto australiano especializado em ferrovias. Este instituto já aplicou esta tecnologia em outras ferrovias que operam com carga pesada ao longo do mundo. Com este projeto a empresa implementa mais uma tecnologia de ponta em sua rotina operacional, explica o engenheiro ferroviário Henrique Vilela.
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