A Alstom, empresa francesa que atua na área de infraestrutura e transporte, está avançando em seus principais projetos ferroviários, o VLT Carioca e a fábrica da empresa em Sri City, na Índia.
O VLT conectará a Região Portuária ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont. O projeto prevê seis linhas com 42 paradas (quatro delas em estações na Rodoviária, Central do Brasil, Barcas e aeroporto) distribuídas por 28 km de vias.
Quando todas as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 285 mil passageiros por dia. Cada carro poderá transportar até 415 passageiros e o intervalo entre os VLTs poderá variar entre três e 15 minutos, conforme a linha e horário do dia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Cinco VLTs serão produzidos na Europa, a produção será iniciada em maio de 2014 e a previsão do primeiro veículo ficar pronto é para abril de 2015 e entregue em junho do mesmo ano. Além destes cinco VLTs a Alstom fabricará produzirá mais 27 unidades no Brasil, ainda sem definição do local, mas espera-se que a produção nacional se inicie em novembro de 2014.
A fábrica em Sri City
A nova fábrica na Índia já está pronta. A instalação é responsável por produzir 33 dos 42 trens encomendados pela Chennai Metro Rail Limited, segundo a Alstom essa produção já começou, o primeiro trem produzido na Índia, iniciou a fase de testes estáticos de rotina no começo de dezembro e os trens 11, 12 e 13 estão em fase de montagem das estruturas da caixa e do revestimento.
Os outros nove trens dos 42 encomendados estão sendo produzidos pela empresa aqui no Brasil na fabrica da Lapa, os três primeiro já foram entregues, sendo que o 1 está em fase de teste dinâmico. Os trens 4 e 5 estão em transporte para a Índia e os demais estão em fase de montagem e testes na Lapa.
Seja o primeiro a comentar