O consórcio formado pela CAF e Thales venceu o contrato de US$ 451,9 milhões do Metrô de Santiago, no Chile, para o fornecimento de 37 trens, totalizando 185 carros, e do sistema de sinalização CBTC (Communication-Based Train Control) para as Linhas 3 e 6 do metrô. O contrato engloba ainda a manutenção por 20 anos.
Os trens serão produzidos pela CAF na Espanha. Eles serão de alumínio e utilizarão catenária.
Cada carro tem capacidade para 260 passageiros.
Já o sistema de sinalização será o Seltrac® CBTC da Thales, que é automatizado e reduz o intervalo entre trens. Segundo a Thales, o sistema permite que a energia produzida por um trem que chega seja incorporada e aproveitada pelo trem que sai, reduzindo consideravelmente a energia necessária no total.
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O sistema CBTC será desenvolvido e produzido no Canadá. A instalação inicia agora em dezembro e deve ser concluída em julho de 2018.
Para o Brasil, a CAF da Espanha está fabricando os 40 VLTs para o Cuiabá (MT). Além disso, a empresa, que tem uma fábrica em Hortolândia (SP), está fornecendo trens para a CPTM e Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, em São Paulo; para a CBTU de Recife (PE) e,em consórcio com a Alstom, venceu as licitações para fornecer novos trens para a Trensurb e CBTU de Belo Horizonte.
Enquanto a Thales está fornecendo os sistemas de sinalização e telecomunicações para o novo VLT da Baixada Santista; e a sinalização para a Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.
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