A Vetria Mineração, empresa controlada pela América Latina Logística (ALL), Triunfo Participações e Vetorial, com atuação na exploração de minério de ferro, contratou Gerson Petterle para presidir a empresa, apurou o Valor. Ele assume o cargo hoje.
Graduado em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná, o executivo tem passagens pela Vale, pela antiga Brasil Ferrovias (concessionária que foi incorporada à ALL em 2006), Promon Engenharia e ALL Ore Mineração. Como consultor, ele desenvolveu projetos na Cia. Siderúrgica Nacional (CSN).
A Vetria desenvolve um projeto integrado de mineração de ferro, que tem investimento orçados em R$ 11,5 bilhões, para explorar e produzir 27,5 milhões de toneladas da matéria-prima por ano. O empreendimento envolve uma jazida de ferro em Corumbá (MS), ferrovia da ALL e um terminal portuário em Santos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto encontra-se em fase de validação dos recursos minerais, que estão estimados em 10 bilhões de toneladas. No momento, a mineradora já produz cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano de minério de ferro em uma mina de pequeno porte.
O próximo passo da Vetria e seus acionistas é buscar investidores estratégicos e financeiros para o projeto, de forma que banquem pelo menos 30% do investimento. Entre os potenciais interessados estão grupos chineses e de outros países da Ásia.
Até agora, Alexandre Santoro, que dirigiu a empresa e desde junho se tornou presidente da ALL, vinha acumulando o cargo à frente da Vetria. A empresa foi criada no fim de 2011.
A ALL é a principal acionista da mineradora, com uma fatia pouco superior a 50% da Vetria. É seguida pela Triunfo, com mais de 15%, que incorporou seu projeto de terminal portuário em Santos ao projeto. A Vetorial, que era dona da jazida de ferro, detém 33%.
Petterle tem MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec e participou do programa Executivos pela Kellogg School of Management, da Northwestern University, em aliança com a Fundação Dom Cabral. De 1990 a 2003, foi associado na Vale em vários cargos dentro da companhia, segundo informações, e foi diretor de controladas da mineradora.
Seja o primeiro a comentar