Na manhã desta quarta-feira (29/01), o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, juntamente com autoridades do estado, como o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; e prefeitos de São Paulo, São Bernardo e São Caetano, assinou o termo de compromisso que possibilita o repasse de recursos do Orçamento Geral da União para as obras da Linha 18-Bronze do Metrô de São Paulo.
O edital da Parceria Público-Privada (PPP) para a licitação das obras será publicado na segunda-feira, 03 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, e estará disponível no site da Secretaria de Transportes Metropolitanos durante 60 dias. Segundo o governador, as obras deverão começar em até 90 dias, após a escolha do consórcio vencedor, e concluídas em meados de 2018. A empresa ou consórcio que apresentar a melhor oferta para a concessão será a vencedora da licitação.
A PPP é integral, ou seja, além da construção envolve a operação e a manutenção da linha por um período de 19 anos de concessão. O valor do empreendimento é de R$ 4,26 bilhões – deste valor, R$ 3,8 bilhões em investimentos, 50% deles custeados pelo governo e 50% da iniciativa privada. OS outros R$ 406 milhões são referentes às desapropriações que estarão a cargo do Estado.
A Linha 18-Bronze será a primeira construída fora da capital paulista e vai adotar tecnologia de monotrilho, a mesma da Linha 15-Prata. O trajeto terá 13 estações, distribuídas em 14,9 quilômetros entre a Zona Leste de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo.
As estações serão: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra. A nova linha terá integração com as linhas 2-Verde do Metrô de São Paulo e 10-Turquesa da CPTM, ambas na estação Tamanduateí.
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