Os Departamentos de Transporte dos estados norte-americanos de Illinois, Califórnia, Michigan, Missouri e Washington fecharam um contrato com a Siemens referente ao fornecimento de 32 locomotivas diesel-elétricas para trens de passageiros. O valor total é de aproximadamente € 165 milhões (US$ 225 milhões), incluindo a opção de compra de outras 225 locomotivas a serem usadas em trens regionais e de linha principal que viajarão a velocidades de até 200 km/h (125 mph). As 32 locomotivas encomendadas estão programadas para serem entregues entre o quarto trimestre de 2016 e meados de 2017 e serão produzidas na fábrica da Siemens em Sacramento, Califórnia.
“Para a Siemens, esse pedido assinala nossa entrada no mercado norte-americano de locomotivas diesel-elétricas e destaca fortemente nossa visão em longo prazo para o mercado de transporte ferroviário de passageiros dos Estados Unidos”, afirmou Jochen Eickholt, Executivo-Chefe da Divisão de Sistemas Ferroviários da Siemens.
Em dezembro de 2013, o Departamento de Transporte de Illinois, que está coordenando o pedido em nome dos estados da Califórnia, Michigan, Missouri e Washington, anunciou sua intenção de seguir em frente com a parceria da Siemens. O documento oficial, que alega o início das atividades, já foi formalizado.
As locomotivas Charger serão usadas exclusivamente no transporte de passageiros. A unidade de tração principal, um motor diesel de 4.400 hp com 16 cilindros e capacidade cúbica de 95 litros, será fabricada nos Estados Unidos pela Cummins Inc., sediada em Columbus, Indiana. Potentes, eficientes e modernas, essas locomotivas proporcionarão um transporte mais limpo, com melhor qualidade do ar e taxas de emissão reduzidas, se antecipando ao cumprimento do regulamento EPA Nível IV das Ferrovias Federais, que deve entrar em vigor em 2015.
Por ser um dos modos de transporte mais rápidos, eficientes e seguros, o transporte ferroviário de passageiros é uma das maiores prioridades no desenvolvimento da infraestrutura dos Estados Unidos. A Siemens quer desempenhar um papel importante nesse mercado e oferece destaques como as locomotivas elétricas de tecnologia avançada construídas em Sacramento para a principal operadora ferroviária dos EUA, a Amtrak. Há poucas semanas, o Vice-Presidente, Joe Biden, e o Secretário dos Transportes, Anthony Foxx, deram as boas-vindas à primeira das 70 locomotivas elétricas Cities Sprinter (ACS-64) da Amtrak a iniciar o transporte pago de passageiros.
As locomotivas diesel-elétricas da Siemens, para trens de passageiros, contribuirão significativamente na melhoria do transporte em ferrovias não eletrificadas de todo o centro oeste e da costa oeste. O contrato inclui 32 veículos e o fornecimento de peças de reposição. Além disso, há opções referentes às 75 locomotivas adicionais para uso no transporte regional e outras 150 locomotivas para o transporte de linha principal.
A locomotiva Charger atinge um esforço de tração de 290 kN na partida e pesa cerca de 120 toneladas. O motor diesel Cummins QSK95 tem potência nominal de 4.400 hp. As locomotivas norte-americanas são baseadas tecnicamente nas plataformas de locomotivas Eurosprinter, Eurorunner e Vectron da Siemens, comprovadas em bilhões de quilômetros de transporte de passageiros e cargas. Os componentes são adquiridos e fabricados exclusivamente nos Estados Unidos.
Seja o primeiro a comentar