O presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, será um dos participantes do painel “Expansão do Modal Ferroviário”, que será realizado hoje (21/05), às 16 horas, no 9º Encontro de Logística e Transportes. O evento, que começou no dia 19 e termina amanhã, é promovido pela Fiesp e está acontecendo no hotel Unique, em São Paulo (SP).
De acordo com Vilaça, as ferrovias vivem uma ótima fase. “Estamos confiantes de que a expansão da malha ferroviária proposta pelo governo federal, no Programa de Investimentos em Logística (PIL) será concretizado. Isso nos deixa muito otimistas, pois o Brasil precisa de mais ferrovias. O ministro dos Transportes, César Borges, está no caminho certo”, destaca Vilaça.
Outra ação importante e que é comemorada pelas ferrovias, é a inclusão das obras ferrroviárias prioritárias indicadas pelo Programa de Segurança Ferroviária (PROSEFER) – estudo realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3). As obras incluem contornos ferroviários, remoção de invasões nas faixas de domínio, duplicação de trechos, construção de viadutos e passarelas, ampliação de ramais, iluminação e sinalização de passagens em níveis e reforço em estruturas existentes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“O objetivo principal das obras é a redução de acidentes – o que é o mais importante. Mas, a medida também trará ganho de eficiência nas operações das ferrovias. Assim, o País se beneficia com ganhos em melhoria de competitividade”, afirma Vilaça.
Desempenho das ferrovias
O balanço do transporte ferroviário divulgado pela ANTF, no dia 15 de maio, mostrou que a movimentação de cargas pelas concessionárias de ferrovias foi 1,8% maior, em 2013, se comparada com o ano anterior. O volume transportado aumentou de 481 milhões de toneladas úteis para 490 milhões no mesmo período.
A prova maior de que as ferrovias acreditam e apostam em futuro promissor, foi o valor dos investimentos, de mais de R$ 4,7 bilhões em 2013.
Serviço
Semana da Infraestrutura (Lets)
9º Encontro de Logística e Transporte
15º Encontro de Energia
6º Encontro de Telecomunicações
4º Encontro de Saneamento Básico
Data e horário: De 19 a 22 de maio (segunda a quinta-feira), das 8h30 às 18h30
Local: Centro de Convenções do Hotel Unique – Av: Brigadeiro Luis Antônio, 4700 – Jd Paulista – São Paulo
Seja o primeiro a comentar