O monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo terá uma solução de comunicação de voz e dados que promete uma comunicação de alta disponibilidade entre as composições em movimento, estações e os centros de controle do sistema.
A solução é denominada Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados (SCMVD) e já está em implantação. A fornecedora é a RAD, empresa israelense que desenvolve tecnologias de comunicação para o setor metroferroviário. O contrato foi assinado em março deste ano contrato com a T’Trans, empresa responsável pelo fornecimento e integração de sistemas de telecomunicação para a Linha 17.
Através da tecnologia, o Metrô poderá ter um sistema de comunicação que abrange todos os serviços, como intercomunicação, sistemas de aviso aos passageiros, estrutura de publicidade eletrônica, conexões Wi-Fi de alto desempenho para os empregados do Metrô, câmeras de vigilância, canais de telecomando e sistemas de vídeo supervisão do interior dos trens.
No SCMVD, os rádios padrão ponto-multiponto são integrados através de um backbone (Rede de Transmissão de Dados – RTD) em anel redundante de fibra óptica para suportar os serviços de comunicação. O sistema é baseado na tecnologia Airmux 5000 Mobility, desenvolvida pela RAD e já empregada em outras instalações metroferroviárias. Segundo a empresa, cinco países da Europa já contam com o sistema. Esse é o primeiro contrato da RAD para fornecimento desta tecnologia no Brasil.
Linha 17
A Linha 17-Ouro do Metrô ligará a estação Jabaquara, Linha 1-Azul, à estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, passando pelo Aeroporto de Congonhas. Serão 18 km de extensão e 18 estações.
A demanda total prevista para o trecho Jabaquara/São Paulo-Morumbi é de 252 mil usuários/dia. O investimento total para a construção da Linha 17-Ouro está previsto em R$ 3,2 bilhões.
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