Novos trens devem dobrar capacidade da Trensurb

O primeiro novo trem da Trensurb, dos 15 adquiridos junto ao consórcio FrotaPoa, chegou à Capital nesta quinta-feira. A previsão é de que até outubro as novas composições entrem em circulação. Nesta sexta-feira e no sábado, deve acontecer o acoplamento mecânico e elétrico dos carros. A partir daí, iniciam-se os testes estáticos, ainda dentro da oficina, para que sejam analisadas as funcionalidades de todos os sistemas, o que deve durar pelo menos duas semanas. De acordo com Carlos Augusto Belolli, diretor de Operações da empresa, com as novas composições a capacidade de passageiros nos horários de pico praticamente dobrará.


“Nesses horários de maior movimento, passa a cada três minutos um trem com capacidade para 1.048 pessoas. Com os novos, a cada quatro minutos, passará um com capacidade para 2.100 pessoas”, afirma. A Trensurb possui hoje, em circulação, 25 trens de quatro carros cada.


As novas composições, de quatro carros cada uma, terão gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar-condicionado automatizado, painéis com mapa dinâmico da linha, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas e possibilidade de acoplamento, tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem.


Na primeira etapa de testes dinâmicos, com duração prevista de pelo menos 60 dias, serão realizadas as avaliações de tração, frenagem, sinalização e segurança. A fase seguinte, que deve levar cerca de 15 dias, será de testes com dois trens acoplados – o segundo veículo deve chegar em aproximadamente duas semanas –, para que seja monitorada a interface entre os sistemas de duas composições. Após os testes, ocorre o treinamento dos operadores a fim de possibilitar que o primeiro novo veículo comece a transportar passageiros.


Os parâmetros funcionais, operacionais e de segurança obtidos por meio dos testes dos dois primeiros trens serão aplicados aos demais veículos, fazendo com que o período de testes seja mais curto para eles. Até janeiro de 2015, todos os 15 trens serão recebidos pela Trensurb com intervalos de 15 a 20 dias entre cada entrega. O custo de cada um dos trens está orçado em R$ 14,7 milhões.

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