A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou hoje que concluiu o estudo funcional para a implantação do VLT que vai ligar Guarulhos ao ABC Paulista. A futura linha deve ter cerca de 30 quilômetros de extensão e contará com quatro estações no município.
De acordo com a CTPM, os próximos passos que antecedem o início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ainda sem data definida envolvem a contratação de estudos ambientais, dos projetos básico e executivo e, principalmente, entendimentos com as cidades envolvidas, já que as ações deverão estar em conformidade com os planos municipais.
O projeto prevê a construção de 23 estações, sendo quatro delas em Guarulhos nas proximidades das rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra Petrobrás, Estrada de Guarulhos, Jardim Cumbica e João Paulo, parada final do monotrilho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O trecho permitirá acesso direto a outras linhas da rede metro-ferroviária, como as estações da Linha 10-Turquesa, Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do Metrô, e da linha 11-Coral da CPTM, além da futura estação União de Vila Nova, que será construída na linha 12-Safira.
O projeto prevê, ainda, a integração com o novo trecho da linha 2-Verde do Metrô, que já está sendo construído.
A previsão é de que o VLT comece a operar em 2021.
Seja o primeiro a comentar