Roberto Cortes presidirá o congresso SAE Brasil 2015

Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, será o próximo presidente do Congresso SAE BRASIL em 2015. O anúncio foi feito por Astor Milton Schmitt, presidente do evento este ano, durante cerimônia de encerramento presenciada por líderes da indústria e por Ricardo Reimer, Frank Sowade e Daniel Hancock, respectivamente presidente e vice-presidente da SAE BRASIL e presidente da SAE INTERNATIONAL. O Congresso SAE BRASIL 2015 será realizado de 22 a 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.


Na solenidade de encerramento Astor Schmitt destacou o elevado nível do congresso. O executivo atribuiu o sucesso do evento ao empenho dos mais de 200 engenheiros voluntários na construção dos 17 painéis e à participação de empresas com tecnologias de ponta na Mostra Tecnológica.


Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL, lembrou a relevância dos temas debatidos, o alto nível do conteúdo apresentado e a oportunidade de networking que o Congresso SAE BRASIL oferece. “A oportunidade de intercâmbio no evento é importante para o desenvolvimento dos engenheiros e da engenharia brasileira”, afirmou.


Os três dias de apresentações do maior fórum de engenharia da mobilidade da América Latina fechou com o tradicional Painel dos Presidentes, que contou com apresentações de Daniel Hancock, da SAE INTERNATIONAL; David Abramo Randon, das Empresas Randon; Santiago Chamorro, da General Motors do Brasil, Sérgio Mendlowicz, da Rassini NHK Automotive; e Vilmar Fistarol, da CNH Industrial.


Os executivos chamaram a atenção para os desafios futuros da mobilidade, em especial nos grandes centros urbanos, e reafirmaram que a indústria está preparada para atender com tecnologia às necessidades dos gargalos gerados pelas concentrações populacionais ante as demandas de mobilidade.


Daniel Hancock apontou para o desafio do momento em que a tecnologia se encontrar com a política de regulamentação e da infraestrutura necessária para operação dos sistemas e ressaltou a questão da privacidade da informação trocada entre veículos. “Temos que trabalhar também para a cyber segurança, construir sistemas robustos, e não só na engenharia”, recomendou.


Vilmar Fistarol ressaltou que a principal barreira a ser superada pela indústria é a da mobilidade urbana sustentável. “A mobilidade inteligente já existe, mas é preciso pensar no futuro que queremos e no uso racional de veículos individuais”, disse.


Davi Randon apresentou as atividades industriais das Empresas Randon e destacou a importância do segmento dos implementos para a mobilidade no País, notadamente rodoviário.


Santiago Chamorro mostrou avanços tecnológicos com destaque para a área da Telemática, e citou pesquisa que demonstra a intensificação do fluxo de pessoas de volta para as grandes cidades. “Isso só aumenta o desafio e a responsabilidade da indústria em oferecer soluções”, afirmou.


Sérgio Mendlowicz demonstrou a evolução da indústria nos últimos anos e lançou uma questão relacionada ao potencial tecnológico e ao atendimento ao desejo/necessidade do consumidor: “Conhecemos o nosso consumidor o bastante para satisfazer seus anseios quanto à mobilidade?”, questionou o executivo.


BALANÇO – Com público superior a 10 mil visitantes, o Congresso SAE BRASIL 2014 debateu entre os dias 30 de setembro e 2 outubro o tema “Construindo a mobilidade inteligente – os veículos do futuro” em 17 painéis – três painéis-âncora (Presidentes, Engenheiros-chefe, e Internacional, com a presença de expoentes estrangeiros da indústria) – e 14 temáticos (Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Compras, Educação de Engenharia, Ferroviário, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Veículos Elétricos e Híbridos).


O Congresso SAE BRASIL também apresentou 144 trabalhos inéditos de engenharia, de autores nacionais e estrangeiros, durante os três dias de realização.


MOSTRA TECNOLÓGICA – Referendada pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL, a tradicional pesquisa com visitantes da Mostra Tecnológica, que este ano reuniu inovações de 76 empresas, elegeu três destaques entre os expositores que apresentaram tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro: as empresas AISIN, ESI-Group e Magneti Marelli.


HOMENAGENS – A SAE BRASIL reconheceu dois destaques máximos na área da mobilidade: Paulo Pedro Belini, presidente emérito da Marcopolo S/A, como Destaque Empreendedor; e Issao Mizoguchi, presidente das Operações da Honda América do Sul, como Destaque Internacional. Personalidades do setor automotivo em 10 áreas da mobilidade também foram homenageadas. São elas:


AEROESPACIAL – Emílio Kazunoli Matsuo, vice-presidente sênior e engenheiro chefe da Embraer;


COMBUSTÍVEIS E EMISSÕES – Claudio Demaria, diretor de Engenharia da Fiat Chrysler;


EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA – Ricardo Takahira, gerente do Programa de Novo Negócios, Inovação, Parcerias e Veículos Elétricos da MAGNETI MARELLI; e juiz da Comissão Técnica Fórmula SAE-Veículos Elétricos


FERROVIÁRIO – Rodrigo Vilaça, diretor executivo da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos);


INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – Luis Morroni Filho, engenheiro-chefe para Plataforma C da FORD América do Sul;


MANUFATURA – Celso Placeres, diretor da Engenharia de Manufaturada Volkswagen do Brasil;
MATERIAIS – Marco A. Colosio, gerente de Engenharia do Produto da General Motors;
 
PROJETO DO PRODUTO – Rodrigo de Oliveira Chaves, diretor da Área de Engenharia de Desenvolvimento do Produtoda MAN;


SERVIÇOS – Ilkka Palin, diretor geral da MSX International;


SUSTENTABILIDADE – George Costa e Silva,diretor-executivo da Fundação TOYOTA DO BRASIL.

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