A União Internacional de Ferrovias (UIC – Union internationale des chemins de fer), associação ferroviária com 240 membros nos cincos continentes, lançou o primeiro Global Executive MBA do mundo dedicado ao transporte intermodal. O programa está sendo oferecido em parceria com a Emlyon Businnes School, na França, com previsão de ser iniciado em janeiro de 2015.
O curso abordará temas como gestão de recursos humanos, estratégias de marketing, inovação na ferrovia, gestão de operações, ética e liderança, entre outros. Os objetivos do MBA serão em desenvolver uma compreensão crítica do setor ferroviário internacional atual, incentivar os gestores a desenvolverem um espírito empreendedor e de liderança, além de preparar os executivos para identificar oportunidades para melhorar a eficiência.
“Existe uma demanda crescente de profissionais qualificados no setor ferroviário por causa dos grandes projetos em plena expansão no mundo inteiro”, comenta Guilherme Quintella, representante UIC no Brasil. “O MBA foi criado para suprir essa demanda”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O curso é internacional, e está dividido em fases presenciais e à distância, que inclui a parte conceitual e técnica. No início do programa, haverá uma semana de encontros globais na França; em seguida, o programa terá três módulos de seis meses à distância, nos quais durante uma semana serão realizados encontros regionais, que serão realizados com os participantes de cada continente em uma cidade sede na região dos alunos.
Ao final do curso, os participantes terão que preparar um projeto de conclusão que englobe todo o conhecimento adquirido sobre o mercado ferroviário. A professora da Emlyon, Angela Feigl, especialista em Economia Internacional, é a responsável pelo MBA.
Os candidatos deverão ter ensino superior completo e no mínimo seis anos de experiência profissional no setor ferroviário, além de possuir nível avançado de inglês (ter a partir de 6 no IELTS ou 79 no TOEFL). “Desde a sua criação, em 1922, a UIC sempre procurou compartilhar e transmitir o melhor conhecimento e a prática para os seus membros”, destaca o diretor-geral da UIC, Jean-Pierre Loubinoux. “Com uma evolução tão rápida de técnicas, informações tecnológicas e das expectativas dos clientes, chegou a hora de preparar uma futura geração de gerentes e diretores para desenvolver o transporte ferroviário de amanhã”, completa.
A Emlyon Business School é uma escola de negócios francesa. Fundada em 1872, em Lyon (França), a Emlyon está entre as 15 melhores escolas de negócios da Europa, segundo o jornal londrino The Financial Times.
Outras informações sobre o programa podem ser obtidas na link: http://bit.ly/MBAProgrammesEMLYON
Seja o primeiro a comentar