A Ferroeste, empresa ferroviária do Governo do Paraná, abriu nova concorrência pública para empresas interessadas em construir instalações de transbordo e armazenagem de cargas no terminal de Cascavel. O edital da concorrência pública (02/2014) está disponível no site www.ferroeste.pr.gov.br. A abertura dos envelopes e das propostas será nos dias 27 e 28 de novembro, conforme regras estabelecidas no edital.
Poderão participar da concorrência empresas do setor de combustíveis, logística, agroindústria, indústria e/ou comércio, dentre outros. Consórcios também são permitidos, desde que pelo menos uma das empresas possua atividade pertinente ao objeto da licitação.
No leilão, serão selecionadas as propostas de maior lance entre os interessados qualificados. Esses contratos, quando assinados, também irão viabilizar o aporte de recursos financeiros para a empresa.
As empresas vencedoras da licitação, entre outras providências, devem elaborar os projetos e providenciar a construção das instalações de transbordo e armazéns de cargas para suas atividades. O contrato é por 25 anos, prorrogável.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A atual licitação, que já têm interessados, está ofertando sete lotes, um para operações de combustíveis e seis para granéis, contêineres e carga geral. A permissão está vinculada à celebração de contrato de transporte ferroviário com a Ferroeste, baseado na capacidade de transporte da ferrovia paranaense e de entrega de produtos pelo cliente, visando o transporte de cargas das permissionárias pela Ferroeste.
A Ferroeste já tem treze empresas de logística e também cooperativas instaladas em seu terminal de Cascavel. Depois do primeiro leilão de áreas, em 2013, outras quatro empresas estão se instalando no terminal.
Seja o primeiro a comentar