A primeira composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chegou à Região Metropolitana de João pessoa no final da manhã deste sábado (1º). Segundo a assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o veículo, que é um tipo de trem mais moderno, rápido e seguro, foi descarregado em Cabedelo, onde fica recolhido à oficina para a conclusão da montagem.
Segundo a assessoria de comunicação, a previsão é que o VLT comece a ser operado em fase de testes em dezembro deste ano, com expectativa de iniciar a operação comercial no início de 2015. A partir da chegada dessa primeira composição, a cada dois meses a fábrica Bom Sinal deverá entregar mais uma até totalizar oito trens, segundo informou a CBTU.
A entrega do VLT é uma etapa do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa, que ainda terá a contratação de uma empresa especializada para realizar os estudos e apontar as necessidades de construção e adequação das estações, via férrea, remodelação da Oficina e demais obras de melhoria nos 30km do sistema. Nesta etapa, a aquisição do VLT representa um investimento da ordem de 70 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ao final do processo de modernização, prevista para os próximos quatro anos, a CBTU estima reduzir o tempo de espera entre os trens dos atuais 55 minutos para até 15 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitará mais cruzamentos entre as composições. Também prevê um salto no número de passageiros transportados de 5 mil/dia para até 40 mil usuários diários.
Clique no link e assista a reportagem:
Seja o primeiro a comentar