A Randon vai transferir sua produção ferroviária de Caixas do Sul (RS) para Araraquara, no interior de São Paulo. A mudança foi anunciada pelo presidente das Empresas Randon, David Abramo Randon, após o lançamento da pedra fundamental que marca o início da obra da nova unidade do grupo em Araraquara, na última sexta-feira (31/10).
David explica que a mudança se deve, em primeiro lugar, ao custo logístico, já que os vagões são produzidos em Caxias do Sul e transportados para as demais regiões do Brasil em caminhões. A proximidade com os fornecedores – boa parte da matéria-prima usada na produção é de Minas Gerais e São Paulo – e os novos processos de fabricação também foram fatores da decisão.
“Vai vir tudo para cá (Araraquara) e lá (Caxias do Sul) vou liberar para outros produtos. Não tem lógica ficar lá. Aqui eu tenho muitas eficiências e em Caxias tenho eficiência para outras coisas, são outros produtos. Então, abro espaço para investir em outros produtos em Caxias. Não estou tirando nada. Estou transferindo, melhorando, aumentando a eficiência e produzindo mais. Vou ter mais área agora”, disse o presidente da Randon.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ele explicou que em Caxias do Sul não é possível mudar a fábrica, até por questão de espaço, e que hoje existem novos modelos de fábricas, com outros sistemas e mais automação. “Aqui vai ser tudo o que há de mais moderno”, enfatizou.
A nova unidade da Randon será usada para a produção de vagões e semirreboques canavieiros. A fábrica contará com duas linhas contínuas que terão capacidade para produzir 20 unidades por dia. As linhas são mistas e poderão ser usadas para a fabricação de vagões e semirreboques. A expectativa é que sejam produzidos entre 1000 e 1200 vagões por ano, mas esse número pode variar de acordo com a demanda do mercado.
A terraplanagem do terreno já foi feita e as fundações estão sendo iniciadas. A previsão é que a unidade seja inaugurada em fevereiro de 2016. A fábrica de Araraquara terá 25 mil metros quadrados, incluindo a área de produção, administração e apoio, dentro de uma área total de 122 hectares. A obra está sendo feita pela MPD Engenharia.
O investimento total da fábrica é de R$ 500 milhões, mas nesta primeira etapa serão injetados R$ 100 milhões. O grupo conta com unidades industriais em Caxias do Sul, Guarulhos (SP), Resende (RJ) e Chapecó (SC).
A Randon avaliou 22 cidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Araraquara foi escolhida por ter uma infraestrutura que atende as demandas da Randon, com acessos ferroviário e rodoviário, e por ser um polo canavieiro. A linha da ALL margeia o terreno da fábrica.
“A presença de todos os prefeitos da região mostra que esse evento tem importância que extrapola Araraquara. Ele vai repercutir em toda a região central de são Paulo. Uma nova indústria, uma indústria com valores, como é a Randon, com empreendedorismo, que é tudo o que o Brasil precisa”, enfatizou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em seu discurso no evento.
O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, disse que a cidade disputa para ser a sede ferroviária, fazendo uma alusão a Hortolândia que é um polo ferroviário no Estado de São Paulo. Barbiere enfatizou que a fábrica trouxe desenvolvimento para o bairro Nossa Senhora Aparecida, com a melhoria dos acessos. Além disso, serão gerados dois mil empregos. “É um ganho de emprego e renda não só para a Araraquara como para toda a região”, destacou.
O município concedeu a Randon isenção de IPTU, isenção de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), uma parte da renúncia fiscal do ICMS, que vai ser investido na cidade pela Randon, e a estrutura dos acessos rodoviários, em parceria com o Governo do Estado. Além disso, a prefeitura auxiliou a Randon na compra do terreno. “Havia certa resistência e nós intercedemos junto aos proprietários para que não perdêssemos esse investimento”, explicou o prefeito.
“Araraquara está assumindo sua vocação ferroviária. A cidade tem hoje um dos maiores pátios ferroviários do Brasil aqui em Tutoia, já pronto, construído pelo DNIT, em uma parceria com o município. Temos os trilhos prontos para ser inaugurado e tirar os trens de dentro da cidade. E Araraquara está se vocacionando”, destacou o prefeito. Ao falar que a cidade está se vocacionando, Barbieri mencionou que a Brado Logística está instalada na cidade e que em novembro será inaugurada uma fábrica de ar condicionado para trens e anunciada uma nova fábrica para produção de trens, referindo-se ao projeto da Hyundai Rotem.
O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin; do prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri; do presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida; do vice-presidente do Conselho de Administração da Randon, Alexandre Randon; dos diretores corporativos da Randon Norberto Fabris e Luis Antonio Oselame; do diretor de compras, logística e finanças da Randon Implementos, Esdânio Pereira; deputados e prefeitos da região.
Seja o primeiro a comentar