A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, recebeu na semana passada dois dos três conjuntos de socaria que reforçarão os trabalhos de manutenção de via permanente a partir do próximo ano.
Os equipamentos foram importados da Áustria, compradas da Plasser, e chegaram ao Brasil pelo complexo portuário de Vila Velha (ES). A terceira máquina desembarcará no Porto do Itaqui (MA) até o fim do mês. Os equipamentos serão utilizados para as atividades de correção geométrica, nivelamento e alinhamento de trilhos nas ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS). O investimento foi de R$ 30 milhões.
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Dois conjuntos serão destinados à FCA. Cada um deles é formado por uma socadora 09-16 e uma reguladora SSP203F. Até o fim do mês, as máquinas devem chegar à oficina de manutenção em Divinópolis (MG), onde empregados passarão por treinamentos para aprender a trabalhar com os novos equipamentos.
O terceiro conjunto, formado por uma socadora 09-3X e uma reguladora SSP203, será levado para Imperatriz (MA) e vai auxiliar nos serviços de manutenção na FNS. Os treinamentos de empregados na cidade devem começar em janeiro.
Segundo a VLI, as novas máquinas têm índices de produtividade superiores aos equipamentos de socaria utilizados atualmente nas duas ferrovias. Os conjuntos destinados à FCA podem realizar os trabalhos em 650 metros a cada hora, enquanto a máquina que irá para a FNS alcança até 1,6 km por hora.
Programa de Mecanização de Via Permanente
Neste ano, a VLI recebeu outros reforços para o serviço de manutenção de via permanente. No primeiro semestre, a empresa adquiriu oito guindastes rodoferroviários e, no mês de junho, uma esmerilhadora de trilhos. Foram investidos R$ 62 milhões no Programa de Mecanização de Via Permanente em 2014. Os equipamentos fabricados na Itália e nos Estados Unidos já estão sendo utilizados em ações nos quatro corredores da FCA.
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