As ruas, já tomadas por carros e pelo comércio, nem sempre são o espaço mais amigável para os ciclistas. Um projeto premiado esta semana em Londres pretende resolver esse problema com uma solução inusitada: criar uma ciclovia subterrânea.
A proposta, batizada de “The London Underline”, foi elaborada no ano passado pelo escritório Gensler e inspirada pela infraestrutura da capital da Inglaterra – que possui vários túneis de metrô desativados. A ideia seria renovar esses espaços para criar um local de circulação para pedestres e ciclistas, além de equipá-lo com lojas e espaços culturais. Em alguns trechos, o Gensler propõe a instalação de um piso especial que transformaria a energia dos passos em energia elétrica e seria capaz de iluminar os túneis.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O London Underline ganhou o prêmio de Melhor Projeto Conceitual no London Planning Awards. “Agora que Londres atingiu seu maior nível populacional da história precisamos pensar com criatividade sobre como maximizar o potencial da nosa infraestrutura. A adaptação dos túneis subutilizados de trem e metrô oferecem um acréscimo rápido e simples à nossa rede estrutural, afirmou em nota Ian Mulcahey, co-diretor do escritório londrino da Gensler. Será que a moda pega?
Seja o primeiro a comentar