A VLI iniciou neste semestre o transporte de manganês pelo corredor Centro-Norte da companhia. Essa movimentação do produto foi estabelecida por meio de contrato firmado com a Mineração Buritirama, sociedade anônima controlada pelo grupo Bonsucex Holding, que tem instalações industriais de lavra e beneficiamento em Marabá (PA).
Os trens da VLI transportam a carga do entreposto da cidade paraense até o Porto do Itaqui (MA), passando pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) por meio de contrato de capacidade assinado com a Vale. Nesse fluxo operacional, cada composição férrea é formada com aproximadamente 50 vagões. O manganês segue em navios para outras cidades do litoral brasileiro e também para Europa, Ásia e Estados Unidos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Uma operação concluída em janeiro marcou o início da movimentação do produto no corredor Centro-Norte da VLI. Desde então, cerca de 50 mil toneladas do insumo foram transportadas até o Porto do Itaqui por vinte trens. Dois navios já partiram do litoral maranhense levando manganês e uma terceira embarcação atracará no mesmo local nas próximas semanas para receber o restante desse carregamento.
A expectativa é que sejam movimentadas 500 mil toneladas do produto por ano. O contrato tem vigência de dez anos com possibilidade de prolongamento por mais dez.
Seja o primeiro a comentar