O projeto de trem de alta velocidade entre a Russia e China deu um passo importante nessa semana. Foi assinado o primeiro contrato para a construção da ferrovia de alta velocidade entre Moscou e Kazan.
O consórcio que vai analisar levantamento topográficos para obras é liderado pela empresa Mosgiprotrans, e incluiu a Nizhegorodmetroproekt, além de uma das maiores empresas de engenharia da China, a CREEC. O contrato tem um valor de 20.790 milhões de rublos, equivalente a 320 milhões de euros.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A rota terá 770 quilômetros, com trens trafegando em até 400 km/h, ligando na primeira fase do projeto, Moscou, Nizhny, Novgorod, Cheboksary e Kazan. No futuro, o governo quer que a linha ultrapasse as fronteiras russas, cortando Astana, Cazaquistão, e Pequim, na China.
O tempo de viagem entre Moscovo e Kazan será reduzido para três horas e meia, com previsão de utilização de cerca de 10,5 milhões de passageiros no primeiro ano de operação.
Seja o primeiro a comentar