Ajuste fiscal pode atrasar início das obras de expansão do metrô em BH

Em visita a Belo Horizonte nesta terça-feira (2), o ministro das Cidades Gilberto Kassab (PSD) garantiu que os recursos federais destinados à expansão da Linha 1 (Eldorado/Vilarinho) e à construção da Linha 2 (Barreiro/Nova Suíça) do metrô de capital mineira estão assegurados, mas não informou quando as obras vão começar.

“É público que, no presente ano, nós teremos uma redução de investimentos também no campo da mobilidade. Mas será construído um cronograma que nos permite afirmar que existe, inclusive, uma chance bastante grande que não seja alterado o prazo de entrega da obra”, disse. Há dois anos, a previsão era que as obras do metrô estariam concluídas em 2017.

Por causa do ajuste fiscal feito pelo governo federal, a pasta do Ministério das Cidades perdeu R$ 17,2 bilhões no orçamento deste ano. Segundo Kassab, cerca de R$ 150 milhões serão liberados este ano para o metrô de Belo Horizonte. A obra completa está orçada em R$ 5 bilhões.

Já o prefeito Márcio Lacerda (PSB) está pessimista quanto ao avanço do metrô. “O governo federal, em 2015, não tem recursos, principalmente recursos do tesouro pra repassar novos contratos de financiamento e de repasse. A tendência é não serem assinados esse ano ou, se forem assinados um pouco mais adiante, para recursos começarem a entrar no próximo ano”, disse.

Em fevereiro, o prefeito foi a Brasília se reunir com o ministro, afirmando que os projetos da primeira fase das obras já estavam concluídos. Eles aguardam apenas avaliação da Caixa Econômica Federal. Na época, o município também informou que as licitações para o início das obras dependiam da transferência da direção do sistema de metrô, hoje operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), para a empresa estadual Metrominas.

Porém, o governo estadual decidiu rever os projetos das linhas 1 e 2. Não há prazo para que esta avaliação seja concluída. Já a linha 3 (Lagoinha/Savassi) não está sendo analisada porque a prioridade, segundo o Ministério das Cidades, é a primeira fase da ampliação.

“Neste momento, eu diria que a previsão não é otimista em relação a Linha 3 porque o governo federal assumiu compromissos de investimento em mobilidade de R$ 50 bilhões pelo país a fora e não vai conseguir cumprir conosco em curto prazo todos os compromissos que assumiu antes desta crise econômica”, disse Lacerda.

Minha Casa Minha Vida

Ministro Gilberto Kassab anunciou recursos da ordem de R$ 27 bilhões para a construção de cerca de 400 mil moradias em Minas Gerais até 2018. A expectativa é que mais de três milhões de pessoas sejam atendidas até o fim do mandato da presidente Dilma Rousseff no estado.

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