Raízen deve transportar 50 mi/L por ano de biodiesel via ferrovia

A Raízen realizou recentemente o primeiro transporte, via ferrovia, de biodiesel de Rondonópolis para Paulínia (SP). A estimativa com o início do transporte ferroviário é que cerca de 50 milhões de litros de biodiesel deixem de ser transportados de Mato Grosso para São Paulo por meio de rodovias anualmente.

Em março a Raízen, uma joint venture entre a Shell e a Cosan, inauguraram o seu primeiro terminal de armazenagem e distribuição de combustíveis em Rondonópolis. O terminal está localizado no Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), junto à América Latina Logística (ALL). Foram investidos no terminal de armazenagem e distribuição da Raízen R$ 60 milhões.

De acordo com a Raízen, a primeira operação do terminal em Rondonópolis ocorreu no dia 11 de junho. Segundo a companhia, enquanto Mato Grosso escoará biocombustível (biodiesel) para o Sudeste via trilhos, a região Sudeste encaminhará via trilhos, também, demais derivados de petróleo para o Centro-Oeste. Com isso, estima-se que deixem de circular aproximadamente 50 caminhões.

“Uma ferrovia próxima às regiões produtivas evita que as cargas sejam escoadas unicamente pelo modal rodoviário, que tem custos operacionais maiores. A nova operação fortalece uma vantagem competitiva de Rondonópolis, que é a intermodalidade, e foi possível devido ao know-how e à infraestrutura de alta tecnologia da Raízen, nas cadeias produtivas e logística do segmento de combustíveis, junto aos esforços envolvendo as iniciativas públicas e privadas”, salienta o diretor de Operações da Raízen, Luiz Renato Gobbo.

Como o Agro Olhar já comentou, a Raízen está nos últimos anos investindo R$ 120 milhões na região Centro-Oeste, deste montante R$ 60 milhões foram aplicados no terminal de Rondonópolis.

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