Nesta sexta-feira (31), às 19h, será lançado o livro “Sorocabana – União e Luta: uma estrada de ferro no coração do Brasil”, do escritor Antonio Pedroso Junior. O evento é aberto ao público e será realizado na Casa 52, no Jardim Maylasky.
Promovido pela Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF-Sorocabana) e a Academia Sorocabana de Letras (ASL), com apoio da Secretaria da Cultura (Secult), o lançamento do livro ocorre em comemoração aos 140 anos da Estrada de Ferro Sorocabana.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Antonio Pedroso Junior é natural de Bauru e radicado em Sorocaba. Sua obra trata da união dos ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e a perseguição impetrada contra os líderes ferroviários após o Golpe Militar de 64. O escritor apresenta um registro biográfico das principais lideranças sindicais ligadas à EFS e um histórico das greves realizadas no período por melhores condições de trabalho.
A Casa 52 está localizada no Jardim Maylasky, na Rua Álvaro Soares, 553, no Centro de Sorocaba, ao lado do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana e do Chalé Frances (sede do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba).
Sobre a Estrada de Ferro Sorocabana
Em 10 de julho de 1875 era inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Ypanema a São Paulo ligando, por meio dos trilhos, a cidade de Sorocaba à capital da província. A implantação desta ferrovia no oeste paulista foi de grande importância para o desenvolvimento do interior do País pois, pelo caminho dos trilhos da Sorocabana, cidades foram fundadas e povoadas; passageiros e produtos eram transportados em seus ramais que foram se expandindo ao longo das décadas.
A Estrada de Ferro foi responsável pela vinda de novos habitantes para Sorocaba, que se mudaram para cá em busca de oportunidades profissionais. Além disto, a Sorocabana contribuiu para o desenvolvimento do comércio e da indústria no Estado de São Paulo.
Seja o primeiro a comentar