A Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil realizou, na última sexta-feira (28/08), em São Paulo, encontro para discutir o Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal. O evento, aberto pelo representante-chefe da Japan International Cooperation Agency (JICA) Brasil, Ryuichi Nasu, contou com a participação da ANTT, de demais entidades públicas e de empresas japonesas de diversos setores econômicos.
Foram apresentadas, pelo Governo, as oportunidades de investimento em aeroportos, rodovias e ferrovias, além das condições de financiamento dos projetos. Por fim, houve um painel de discussão no qual foram esclarecidas as dúvidas dos participantes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As palestras foram proferidas por Clauber Campello, coordenador de Projetos Especiais da Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transportes Ferroviários de Carga da ANTT; Felipe Villen, diretor das Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Antônio Espósito, coordenador-geral de Acompanhamento de Mercado do Departamento de Regulação e Concorrência da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República; e Marcelo Marcolino, chefe de Departamento da Área de Estruturação de Projetos do BNDES.
PIL – Anunciada em junho, a segunda etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL) pretende dar continuidade ao processo de modernização da infraestrutura e logística do país, visando à retomada do crescimento da economia.
No modal ferroviário, o Programa busca ampliar a utilização do transporte de carga, criar uma malha ferroviária moderna e integrada, aumentar a capacidade de transporte por ferrovias e diminuir os gargalos logísticos. A nova etapa prevê investimentos de cerca de R$ 86 bilhões em ferrovias.
Seja o primeiro a comentar