Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos acidentes ferroviários da Assembleia Legislativa estão em São José do Rio Preto (SP). Eles fizeram uma audiência pública, na Câmara de Rio Preto, para consultar a comunidade sobre o acidente ferroviário no Jardim Conceição, em 2013.
Na sequência a comissão foi ao bairro para ver de perto onde foi o acidente. Familiares e vítimas da tragédia acompanharam o trabalho dos deputados. Segundo o relator da CPI, Ricardo Madalena, houve descaso com a manutenção da linha férrea e isso teria sido o principal motivo do desastre com o trem da ALL. Ele também criticou a ANTT, que fiscaliza toda a malha ferroviária do País.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O defensor público Julio Tanone e integrantes do sindicato dos ferroviários acompanharam a sessão. Tanone criticou a falta de manutenção na malha ferroviária e disse que há dormentes podres, além de faltar parafusos para prender os trilhos.
Relembre o caso
Nove composições carregadas com milho descarrilaram por volta das 17h do domingo, 24 de novembro, no Jardim Conceição, em Rio Preto, atingindo duas casas e afetando outras duas. Foram confirmadas oito mortes, entre os mortos duas crianças (de 2 e 6 anos), quatro mulheres e dois homens. Outras sete pessoas foram socorridas pelas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital de Base e a Santa Casa da cidade.
Em nota ao G1, na época, a ALL disse que “a concessionária responsável pela operação no trecho lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e se solidariza às famílias e vítimas, a quem dará todo suporte e apoio. Por meio do centro que controla remotamente, via satélite, toda a operação, a empresa confirmou que a composição transitava dentro dos limites de velocidade do trecho. As causas do acidente serão investigadas por meio de sindicância”.
Seja o primeiro a comentar