Rio em trilhos olímpicos

Economista pela PUC-Rio e graduado em Telejornalismo pela Universidade de Nova York, Carlos Roberto Osório, de 49 anos, iniciou na gestão pública na Prefeitura do Rio, em 2010, numa secretaria especialmente criada para ele: a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que passou a se encarregar da cidade em seus mínimos detalhes.

Em 2012, assumiu a Secretaria Municipal de Transportes, onde inventou e implantou o Centro de Operações Rio (COR), uma revolução no monitoramento do trânsito da cidade. Sob seu comando, o Rio sediou eventos como a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, experiências acumuladas pela cidade que vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Há oito meses à frente da Secretaria Estadual de Transportes, ele tem se empenhando para botar o Rio nos trilhos. Está à frente das obras de expansão do metrô carioca, que vai chegar até a Barra da Tijuca, com a implantação da Linha 4, a tempo das Olimpíadas. É também ele quem faz a ponte entre investidores privados e governos estadual e federal para a execução do projeto de construção da EF 118, a Ferrovia Rio-Vitória, que foi incluída no PIL (Programa de Investimento em Logística) do governo Federal e tem a ambição de integrar as unidades de produção aos complexos portuários em construção nos dois estados.

Nesta entrevista à Revista Ferroviária, Carlos Roberto Osório fala sobre os desafios de integração e promoção de qualidade de vida para a população fluminense.

Revista Ferroviária – A mobilidade urbana é um ponto sensível na cidade do Rio de Janeiro, que amarga, há alguns anos, o topo da lista das capitais brasileiras com maior tempo médio de deslocamento. Estão em curso alguns investimentos em infraestrutura ferroviária, como a expansão do metrô, a implantação do VLT e a modernização da frota de trens da SuperVia. Qual a sua visão deste problema?

Carlos Roberto Osório – O desafio da mobilidade na região metropolitana do Rio é muito grande. São 12 milhões de habitantes, 21 municípios, sem falar que o Rio de Janeiro possui características especiais. Uma delas é a sua configuração geográfica: temos baía, oceano, montanhas e isso faz com que a questão do transporte seja ainda mais desafiadora. Nós temos 2 milhões de pessoas do outro lado da Baía de Guanabara; 6,5 milhões de pessoas na capital e 4 milhões de pessoas na Baixada Fluminense, com características socioeconômicas e demográficas muito diferentes. Setenta e cinco por cento da população do estado do Rio de Janeiro vive na região metropolitana do Rio. Então, resolvendo o problema da região metropolitana, praticamente resolveremos o problema de mobilidade no estado como um todo.

Revista Ferroviária – Saindo um pouco da cidade e ajustando o foco para o interior fluminense e os investimentos voltados ao desenvolvimento econômico: No Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado em julho pelo governo federal, a EF-118, ferrovia de carga que pretende ligar o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, ganhou destaque. Em que estágio está esse projeto?

Carlos Roberto Osório – A EF-118 é a nossa prioridade máxima em termos de transporte e de logística de carga em nosso estado. Ele estava incluído no PIL-1, lançado pelo governo federal em 2012. Lá estava esse projeto entre as 12 ferrovias incluídas nesse primeiro pacote. À época, a EF-118 era a única, entre as 12, que contava com um projeto de engenharia apresentado pela Sisfer, que foi feito por meio de um acordo entre os estados do Rio e do Espírito Santo, com apoio privado dos empreendedores do Porto do Açu, no Rio, e do Porto Central, em Vitória. Aprovamos esse projeto no Ministério dos Transportes, levamos às audiências públicas que foram concluídas no dia 28 de julho. Fizemos quatro audiências no total. E agora, nós estamos naquele momento de analisar e incorporar as demandas e sugestões das audiências públicas, que vamos fazer nos próximos 2 ou 3 meses. É um projeto que conta com 577 quilômetros de linha e demanda investimentos da ordem de R$ 7,6 bilhões.

*Leia a reportagem completa com o secretário estadual de Transportes do RJ, Carlos Roberto Osório, na última edição da Revista Ferroviária! A edição Agosto-Setembro 2015 da Revista Ferroviária já está disponível para assinantes pelo site da RF.

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