A sul-coreana Hyundai-Rotem inaugurou ontem (30/03), sua primeira fábrica de trens e composições ferroviárias, em Araraquara, município localizado no interior do estado de São Paulo. A unidade será a segunda maior instalação da Hyundai-Rotem no mundo, instituída em um espaço de 150 mil metros quadrados, sendo 21 mil metros quadrados de área construída. O investimento foi de R$ 100 milhões.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de membros do governo estadual e municipal, entre eles o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-gwan Lee; dentre os representantes da multinacional sul-coreana estava o CEO mundial da Hyundai-Rotem, Seung-tack Kim.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A nova unidade, que atenderá demanda do Brasil e América Latina, irá produzir 200 vagões por ano, oferecendo ao município cerca de 300 oportunidades de emprego. A Hyundai-Rotem possui contrato para produzir 240 carros para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e 112 carros para o Metrô de Salvador.
Com a nova fábrica, a empresa oferecerá ao mercado brasileiro a tecnologia dos trens que não necessitam de condutores, que inicialmente serão oferecidos ao Metrô de Salvador. Para a CPTM, a Hyundai-Rotem está produzindo trinta trens, com oito carros cada. Os carros serão modernizados com salão contínuo e sem divisão entre eles, câmeras de vigilância, alarme visual e sonoro de abertura e fechamento de portas, ar-condicionado e sinalização para deficientes visuais.
Seja o primeiro a comentar