A Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) deu início nesta semana a um serviço de manutenção para corrigir um processo de erosão na base da linha férrea, próximo à Ponte Wall Ferraz e nas margens da Avenida dos Ipês, na Zona Leste de Teresina. O problema foi denunciado pelo G1 em janeiro deste ano, quando a cheia do Rio Poti acelerou a erosão na encosta.
“Tivemos algumas chuvas esse ano que acabaram provocando umas erosões muito fortes nas proximidades da ponte Wall Ferraz. Se elas não fossem contidas, poderiam prejudicar a instabilidade da linha férrea, então a CMTP iniciou o serviço de estabilização daquela erosão para que ela não atingisse a linha”, disse Antônio Sobral, presidente da companhia.
Segundo o governo do estado, a obra é feita em parceria com a empresa Transnordestina, que divide com a CMTP a responsabilidade pela linha férrea em Teresina.
Em janeiro deste ano, o geólogo Sidney Barros alertou que a erosão era tão grave que recomendou a interdição imediata do local. “O que encontramos ali é um processo natural de degradação ambiental, onde há bueiros jogando esgoto das casas no córrego. No entanto, o acúmulo de chuva tem acelerado a erosão, que vem atingindo a margem da avenida, como também a estrutura da ferrovia. Há trechos onde as árvores já caíram, o barranco cedeu e outras partes que correm riscos de novos desabamentos”, avaliou na época.
Para acelerar as reformas no treco, a CMTP reduziu o fluxo de passageiros, alternando os horários dos percursos. Dessa forma, o número de viagens foi reduzido pela metade. Os trajetos, que eram feitos durante todo o dia, agora ocorrem entre as 5h30 e 8h30 e após as 16h30.
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