Obras da região ampliam a capacidade viária antes dos Jogos Olímpicos

Um dos principais questionamentos enfrentados pelo prefeito
do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), na campanha que o reelegeu em 2012, era
a demolição da Perimetral, um elevado que passava sobre a Zona Portuária.
Duvidava-se da necessidade de pôr abaixo uma das mais movimentadas vias da
cidade. Paes venceu a disputa no primeiro turno e, ainda antes da Olimpíada,
entregará o segundo trecho do Túnel Marcello Alencar. Será o passo final para a
conclusão da maior obra viária do Porto Maravilha, investimento de R$ 8 bilhões
em obras e serviços de revitalização.

A galeria que liga o Aterro do Flamengo à rodoviária tem 3,4
mil metros, está 43 metros abaixo do nível do mar e deve receber mais de 100
mil veículos por dia. Faz parte da Via Expressa, que junto com a Binário do
Porto, substitui com folga a capacidade viária da antiga Perimetral, implodida
em novembro de 2013.

Não haverá tempo para cumprir todas as promessas, entre elas
inaugurar o segundo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) antes dos Jogos.
A prefeitura já admite que não concluirá o trecho que chega à estação das
barcas antes de agosto. Quem circula pela região percebe que ainda há muito
trabalho pela frente. Apenas parte de uma linha, que termina no Aeroporto
Santos Dumont foi entregue. A obra enfrentou dificuldades, principalmente com
os órgãos de conservação do patrimônio. A primeira parte já está funcionando em
caráter experimental.

A rede de 28 quilômetros do VLT integraria todos os meios de
transporte do Centro e da região portuária, ligando barcas, metrô, trem,
ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e o
BRT Transbrasil, que ainda será inaugurado.

Desde o ano passado, o calendário de inaugurações no Porto
Maravilha é intenso. O Museu do Amanhã, a revitalização da Praça Mauá e o Túnel
Rio450 foram as principais entregas. Antes, a prefeitura já havia reformado o
Palacete Dom João VI, para abrigar o Museu de Arte do Rio (MAR), e o Cais do
Valongo, um dos principais pontos de chegada de escravos no período colonial. O
objetivo é criar um passeio público de mais de 1 quilômetro de extensão e 57
mil metros quadrados na zona portuária, trecho que ficava escondido sob a
Perimetral. A Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde ligará o Armazém 8 ao
Museu Histórico Nacional em 3,5 quilômetros.

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