O secretário nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana
do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso, sinalizou positivamente com a
liberação dos recursos necessários para a conclusão das obras do Veículo Leve
Sobre Trilhos (VLT). A sinalização foi feita durante reunião na Secretaria de
Estados das Cidades (Secid), com o titular da pasta Eduardo Chiletto na manhã
de terça-feira (30).
Os recursos seriam do Programa de Financiamento das
Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC), uma linha do
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com isso, a
retomada das obras do VLT entre Cuiabá e Várzea Grande fica mais próxima. A
reunião contou ainda com a participação do secretário-controlador geral do
Estado, Ciro Gonçalves.
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“O Ministério das Cidades está pronto para apoiar o Estado
no que for preciso para a retomada das obras do VLT, inclusive com mudanças no
projeto. Vamos auxiliar no que for possível”, garantiu o secretário nacional,
que esteve em Cuiabá a pedido do ministro das Cidades, Bruno Araújo, que
visitou a capital há uma semana.
O crédito que seria disponibilizado tem como base os valores
apontados no estudo técnico da consultoria KPMG, contratada pelo Governo do
Estado, que indicou a necessidade de mais R$ 602 milhões para finalização das
obras do VLT, cujo o contrato está há mais de um ano judicializado devido à
falta de acordo financeiro com o consórcio construtor. A empresa solicita mais
R$ 1,2 bilhão para terminar a implantação dos trilhos.
Atualmente, o governo de Mato Grosso já tem garantido R$ 400
milhões, sendo R$ 200 milhões empenhados pela Caixa Econômica Federal neste
ano, restando então pouco mais de R$ 200 milhões para que o projeto recomece,
conforme consultoria. “Essa reunião foi mais um passo na direção da retomada da
obra do VLT. O secretário nacional sinalizou com financiamento via CPAC. Pode
ser uma solução”, ressaltou o secretário Eduardo Chiletto, que levará os pontos
debatidos ao governador Pedro Taques.
A obra
O orçamento inicial para construção do VLT entre Cuiabá e
Várzea Grande é de R$ 1,477 bilhão e até agora, o Governo já desembolsou R$
1,066 bilhão. O contrato do VLT possui dois financiamentos iniciais,
totalizando R$ 1,151 bilhão. Um deles no valor de R$ 423,7 mi, com recursos do
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O segundo no montante de R$
727,9 mi proveniente do CPAC.
A intenção do Executivo Estadual é terminar o VLT em sua totalidade.
O projeto do modal é composto por duas linhas (Aeroporto – CPA e Coxipó –
Porto), com total de 22 quilômetros.
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