Após a sinalização positiva para a expansão da Ferrovia
Senador Vicente Vuolo (antiga Ferronorte), para ligar Rondonópolis a Cuiabá,
produtores integrantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado
de Mato Grosso (Aprosoja) afirmaram que a expansão da ferrovia só até Cuiabá
não irá resolver nada.
Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo de movimento
Pró-Logística da associação, em entrevista ao site Circuito MT, disse que
quanto mais ferrovia tiver no Estado, melhor, porém o modal precisa se estender
até Lucas do Rio Verde, a 282 km de Cuiabá.
“Teria que se estender até Lucas do Rio Verde, porque lá
teríamos um grande entroncamento ferroviário. Lá viabilizamos a Ferrovia
Centro-Oeste, que vai de Campi Norte (norte/sul) até Lucas do Rio Verde, tem a
Ferrogrão que vai ligar na primeira etapa Lucas do Rio Verde a Miritituba e a
segunda etapa até Sinop. No futuro, haverá um grande entroncamento ferroviário
que permitiria você levar a carga para o Norte, para Santos, para o Maranhão e
Nordeste”, pontuou.
Com essa expansão, a ferrovia traria emprego, trabalhadores
e os municípios próximos, como Nova Mutum, Sorriso, Ipiranga seriam
beneficiados pela proximidade da linha ferroviária.
“Os anéis ferroviários não são dentro da cidade, são fora da
cidade, como é o caso de Rondonópolis. Somente levar a ferrovia até a capital
eu não vejo grandes vantagens”, afirmou Edeon.
Atualmente, a malha ferroviária brasileira, transporta cerca
de 30 milhões toneladas de produção, 14 milhões só em Mato Grosso. Com o
projeto de modernização e expansão da malha, a meta é chegar a 75 milhões de
toneladas transportadas, sendo que o Estado seria responsável por 25 milhões.
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Blairo Maggi, em uma visita a Cuiabá disse que desconhece a nova sinalização
(até Lucas do Rio Verde), pois segundo ele, ainda não teve acesso aos estudos.
“Eu não tive acesso ainda aos estudos, mas quanto mais você
interiorizar as ferrovias, melhor. Quem que vai querer ser contra isso? ”,
analisou.
O terminal intermodal de cargas de Rondonópolis foi
inaugurado em setembro de 2013. Existem outros três terminais: Alto Taquari,
Alto Araguaia e Itiquira. Esta é a única ferrovia de Mato Grosso.
Segundo o Fórum Pró-Ferrovia, pelo primeiro estudo
realizado, financiado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e
Governo Federal, realizado pela Universidade de Santa Catarina, o investimento
para a expansão do modal gira em torno de R$ 2,5 bilhões para trazer 280 km de
ferrovia de Rondonópolis a Capital.
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