As três primeiras estações da Linha 2 do Metrô de Salvador
(Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária), começaram a operar comercialmente às 5h
segunda-feira (5). O trecho possui 2,2 km e pode ser percorrido em pouco mais
de três minutos.
Segundo informações do Governo do Estado, as estações Detran
e Rodoviária ainda receberão novas passarelas de acesso com piso tátil, câmeras
de monitoramento, largura e comprimento adequados às novas regras de
acessibilidade, para atender, com segurança e conforto, a demanda de
passageiros da região. Inicialmente, as estações foram abertas com passarelas
adaptadas. A previsão da gestão estadual é finalizar as novas passarelas até
julho de 2017.
A Estação Acesso Norte 2 possui 7 mil metros quadrados, a do
Detran tem 9,4 mil metros quadrados e a Rodoviária ocupa uma área de 7,7 mil
metros quadrados.
Para efeito de comparação, as estações que estão sendo
construídas no canteiro da Avenida Paralela têm, todas, em média, 3,5 mil
metros quadrados. As estações possuem o mesmo comprimento de plataforma,
atendem às regras de acessibilidade e oferecem o mesmo padrão de conforto aos
usuários.
Os serviços nessa linha estão com mais de 80% de avanço
físico em direção ao aeroporto, com previsão de operação completa até final de
2017.
A tarifa do metrô custa R$ 3,30. O transporte opera de domingo a domingo, das
5h à 0h.
Integração
Com a operação das três primeiras estações da linha 2, 45
linhas que passam pela região do Iguatemi vão contar com a integração, que é
identificada por um selo na dianteira do ônibus. A informação é da Secretaria
Municipal de Mobilidade (Semob).
Conforme a secretaria, as linhas fazem parte dos 256
roteiros que já alimentam a linha 1 do metrô, que liga a Estação da Lapa à Estação
Pirajá e está funcionando com integração urbana e metropolitana desde janeiro.
A Semob indica que para fazer a integração na região do
Iguatemi, os passageiros devem acessar a estação do metrô pelas passarelas,
após chegar em um dos pontos de ônibus provisórios da área. Isso porque as
plataformas do terminal de ônibus (antiga Estação de Transbordo) ainda não
foram concluídas. Após a conclusão da obra, haverá ampliação do número de
linhas integradas.
História
O metrô começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter
ficado pronto três anos depois; em abril de 2013, o governo da Bahia, na administração
de Jaques Wagner (PT), assumiu a gestão da obra, que até então era da
prefeitura da capital, sendo iniciada com Antônio Imbassahy, que era do PFL e
hoje integra o PSDB.
Catorze anos após o início das obras, a Linha 1 do metrô de
Salvador começou a operar em 11 de junho de 2014. Atualmente, ela conta com 9,7
quilômetros de extensão entre os terminais da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas,
Acesso Norte, Retiro e Bom Juá.
Com 20,7 quilômetros de extensão, a linha 2 do metrô terá 12
estações: Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant,
Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto. Estão previstas ainda a
construção de quatro terminais de integração – Acesso Norte, Rodoviária,
Pituaçu e Aeroporto – e a reforma de outros dois – Rodoviária Norte e
Mussurunga.
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