Falta pouco para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), meio de
transporte que caiu no gosto de cariocas e turistas, ampliar seus caminhos.
Na manhã de ontem, a prefeitura realizou uma viagem-teste no trecho Saara-Praça
Quinze. Na primeira quinzena de janeiro, passageiros poderão utilizar
gratuitamente o bonde no trajeto, como aconteceu durante o período de
experimentação do percurso Rodoviária-Santos Dumont, em junho. A operação
comercial, com cobrança, tem início previsto para a segunda quinzena de
janeiro.
— O novo trecho vai permitir a integração de mais um modal,
no caso, as barcas da Praça Quinze, possibilitando que as pessoas utilizem
também metrô ou ônibus. O VLT tem essa função, fazer a transição de um modal para
outro — disse Jorge Arraes, secretário especial de Concessões e Parcerias
Público-Privadas da prefeitura.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
No percurso, os passageiros terão acesso às paradas Praça
Tiradentes e Colombo, esta na altura da Avenida Rio Branco, onde haverá conexão
com o eixo Rodoviária-Santos Dumont, na estação Sete de Setembro. Além disso,
poderão conhecer um pouco da história da cidade, já que parte dos 500 achados
arqueológicos das obras do sistema foram encontrados nesse trajeto, com 343
pedras preservadas entre os trilhos pelos quais passa o VLT.
Até a inauguração oficial do novo trecho, os bondes vão
circular em período estratégicos.
— Sabemos que esta semana de Natal é uma época de muito
movimento na Saara, então, para evitar problemas, o VLT só rodará à noite. E,
na semana seguinte, começaremos a operação assistida, com batedores
acompanhando de moto o deslocamento do bonde durante o dia — explicou Arraes.
Inaugurado em 5 de junho, o VLT tem seis meses de operação
no trecho Rodoviária-Santos Dumont e, segundo a Secretaria municipal de
Transportes, realizou 25.365 viagens, com mais de 4 milhões de passageiros.
Arraes confirmou para 2017 a conclusão da chamada Etapa 3, na Rua Marechal
Floriano:
— Continuamos com a Etapa 2, no trecho entre a Saara e a
Central do Brasil, já interligando com a 1. E finalizamos com o que chamamos de
Etapa 3, adiada na época das obras do Porto Maravilha para não comprometer
trânsito. É uma obra que será feita no primeiro trimestre, completando os 28
quilômetros previstos.
Seja o primeiro a comentar