Vale confirma interesse de fazer ferrovia entre Vitória e Presidente Kennedy

A Vale apresentou ao governo federal a proposta para
construir um novo trecho ferroviário no Espírito Santo ligando o Complexo de
Tubarão, na Grande Vitória, a um dos terminais portuários projetados para
Presidente Kennedy, no Sul do Estado.

A mineradora enviou, há quase dois meses, uma carta de
intenções à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e as negociações
fazem parte do processo para renovar a concessão da Vitória-Minas com
vencimento previsto para 2026.

A ideia é usar o novo investimento para pagar a União pelo
direito de permanecer como controladora da estrada de ferro que já está em
operação por mais 30 anos.

Segundo o presidente da Vale, Murilo Ferreira, durante
entrevista coletiva nesta segunda-feira (19) no Palácio Anchieta, a expectativa
é fechar as negociações com o governo federal ainda no primeiro semestre de
2017 para que a companhia possa dar largada ao projeto e iniciar a construção
da nova estrutura.

“Temos que trabalhar com a perspectiva de que 2026 não é
amanhã, mas é depois de amanhã. Precisamos ter um alinhamento completo com as
aspirações dos Estados onde trabalhamos. Por uma questão de data, ficar sentado
confortavelmente numa poltrona, esperando para resolver isso em 2026, não é um
gesto de uma empresa cidadã. Nós temos a nossa responsabilidade”, resumiu
Ferreira ao afirmar ainda que tem sido intensamente cobrado pelo governo do
Estado a se posicionar sobre o tema.

O presidente da Vale ainda acrescentou que as discussões
sobre a extensão são acompanhadas também pelo secretário-executivo do Programa
de parcerias de Investimentos, Moreira Franco, que tem apresentado “uma agenda
positiva em relação a esse assunto”. “Feita essa renovação, tendo estabelecidos
os termos dessa renovação, a Vale quer demonstrar o interesse em discutir
profundamente a sua participação na extensão da ferrovia para que essa chegue
até Presidente Kennedy, abrindo um novo vetor de desenvolvimento e logístico
para o Espírito Santo”, acrescentou.

Serão 160 quilômetros a mais de ferrovia, caso a mineradora
consiga firmar o acordo com a União, que será concluído em menos de seis meses,
segundo o diretor de logística da Vale, Humberto Freitas. “A Vale já definiu o
valor que poderá pagar pelo trecho Vitória-Minas. Nossa proposta é trocar esse
valor pelo novo investimento”, explica Freitas.

Segundo o governador Paulo Hartung, essa negociação
antecipada entre a Vale e a União tem sido possível devido à medida provisória
das concessões, que regulamenta o Programa de Parceria de Investimentos (PPI),
publicado em 25 de novembro pelo presidente Michel Temer. “Nós propomos ao
governo federal que ao invés da Vale aportar dinheiro no Tesouro Nacional, ela
faça um novo investimento com esse recurso, ampliando a extensão da
Vitória-Minas, o que chamamos de um novo ramal da Vitória-Minas, pelo nosso
litoral”.

O governador explica que a ampliação da ferrovia vai mudar a
estrutura econômica do Estado, trazendo mais competitividade. “Precisamos
tornar o Espírito Santo mais competitivo com portos, aeroportos e ferrovias
adequados. O Sul do Estado precisa de injeção de dinamismo econômico”.

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Fonte:  Gazeta Online

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