Instituição vai estabelecer meta nos projetos financiados

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai passar a estabelecer metas para os projetos que financia. A medida faz parte da nova política operacional do banco de fomento, divulgada ontem. Para isso, a instituição criou um Departamento de Monitoramento e Avaliação e todos os projetos terão um “quadro de resultados”, para definir estes objetivos.

“A partir dos resultados, vamos ver o que funcionou e o que não funcionou e vamos nossa forma de atuação e rever o próprio quadro de metas também”, disse a presidente da instituição, Maria Silvia Bastos Marques.

A novidade não altera a política de desembolsos do banco, os quais se mantêm atrelados ao cumprimento de questões estabelecidas em contrato.

O banco vai avaliar o impacto do projeto para conceder o financiamento. Na saída, o BNDES vai constatar se tudo o que se pensava no início foi atingido. “Os quadros de resultados, sim, serão divulgados. Isso é para dar transparência, vai estar no site. A gente também vai ter uma métrica sobre o impacto de cada projeto”, disse Maria Silvia, sem detalhar as métricas utilizadas.

Em projetos de infraestrutura de grande porte – com crédito de mais de R$ 1 bilhão -, o banco utilizará serviços externos de avaliação. Nos demais setores, a análise será feita para créditos acima de R$ 500 milhões. A prática, segundo o BNDES, é adotada por outros bancos de fomento internacionais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0