Até em Nova York alguns projetos levam bem mais tempo do que
planejado para poder sair do papel. Idealizada em 1929, a linha do metrô da
Segunda Avenida só foi inaugurada em 1º de janeiro de 2017. A primeira fase da
extensão da linha Q, que conecta o coração de Manhattan a Coney Island, no
Brooklyn, começou a operar com três estações, nas ruas 72, 86 e 96.
O primeiro trem saiu da estação da 96th Street logo após a
virada do ano, nos primeiros minutos de 2017. Além das três novas estações, o
ramal conta com uma conexão com a estação 63rd Street / Lexington Ave., que era
a primeira da Linha Q em Manhattan.
Ainda sem prazo definido, a segunda fase do projeto irá
inaugurar mais duas estações na Segunda Avenida, no sentido norte, na altura
das ruas 106 e 116, no East Harlem, e uma conexão com a estação da 125th
Street, das linhas 4, 5 e 6, no Harlem.
O principal objetivo da extensão da linha Q pela Segunda
Avenida é diminuir o número de passageiros das sobrecarregadas linhas 4, 5 e 6,
que passam sob a Lexington Avenue, a apenas dois quarteirões de distância.
Ainda que os maiores beneficiados sejam os moradores da
cidade – sobretudo do Upper East Side – é possível dizer que a vida dos
turistas também irá melhorar, já que encontrarão vagões mais vazios nas linhas
4, 5 e 6, bastante procuradas por quem quer visitar os museus da Quinta Avenida
(como Metropolitan, Neue Gallery e El Museo del Barrio) e o lado leste do
Central Park.
– Não é uma estação de metrô dos nossos avós – comentou o
governador de Nova York, Andrew Cuomo, em referência aos antiquíssimos
terminais do subway novaiorquino. Ao contrário das demais, as estações da
Segunda Avenida têm projeto moderno, com foco em limpeza, iluminação e
acessibilidade. A decoração também chama a atenção, com painéis de artistas
como o brasileiro Vik Muniz, reprensentando aspectos e personagens tipicamente
novaiorquinos, como o cantor e compositor Lou Reed.
O projeto foi adiado pela primeira vez no mesmo ano em que
foi proposto, em 1929, por causa da Grande Depressão. A crise econômica pela
qual passou a cidade nos anos 1970 tirou os planos de pauta pela segunda vez.
Só nos anos 2000 as obras começaram. E mesmo assim, a inauguração estava
prevista para 2013.
Segundo o The New York Times, autoridades de
Nova York têm planos para estender a linha até Lower Manhattan. Mas, pelo
histórico desse projeto, ninguém acredita que sairá do papel tão cedo.
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