O prefeito de Santo André, na Grande São Paulo, Paulinho Serra (PSDB), promete abrir uma PPP (Parceria Público-Privada) para tentar reabrir uma antiga estação que funcionava na linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre as paradas Capuava e Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Vila Homero Thon. O ponto foi desativado em 2006 e era chamado de Estação Pirelli, por atender a multinacional italiana.
“A gente abriu um diálogo para uma tentativa de fazer uma parceria para a construção da estação. A prefeitura, inclusive, entraria como investidora, junto com a iniciativa privada e a CPTM. Seria uma via de três mãos para a gente tentar antecipar o cronograma e começar essa obra o quanto antes”, disse o chefe do Executivo, que não estipulou prazo para a abertura de chamamento público de interessados no projeto.
A STM (Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos) informou que o prefeito fez o pedido em reunião realizada no dia 8 do mês passado com o titular da pasta Clodoaldo Pelissioni e o presidente da CPTM, Paulo Magalhães, para implantar a nova parada no local da antiga Estação Pirelli. Segundo a secretaria estadual, será marcada uma reunião técnica entre a companhia de trens e prefeitura para estudar a viabilidade do projeto.
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Paulinho disse que a intenção é reabrir o ponto sem grandes investimentos, com a construção de um equipamento simples. “Claro que não é aquela estação de R$ 300 milhões que foi pensada pela CPTM. Seria algo básico, para a parada do trem, nos moldes da estação Celso Daniel, só que modernizada. O que seria? Teria que ser aberto para a rua, com uma cobertura, entrada simples, catracas, plataformas e bilheteria blindada. Nada demais. Vamos começar a colocar no papel isso agora. A CPTM viu com bons olhos essa proposta. Falei com o presidente da companhia e ele também é muito pé no chão, disse que não gosta de projetos faraônicos e que vai dialogar.”
Apesar de projetar uma parada com proporções menores, a tendência é que, se reaberta, a estação seja ampliada futuramente.
“O objetivo da CPTM para essa parada é integrar a linha-10 com uma futura extensão até Guarulhos, com o Expresso ABC, que vai para São Paulo, e também com trem regional previsto para ir até Santos. O projeto definitivo seria uma grande estação. O que pode acontecer agora é fazer uma parte, um módulo só para atender os passageiros que usam a linha-10 atualmente”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana do município, Edilson Factori.
A reabertura da estação Pirelli é uma antiga promessa do Estado, mas que até hoje não foi cumprida.
Prefeito quer descentralizar o tráfego de passageiros
Se conseguir cumprir a promessa de reabrir a Estação Pirelli por meio de parceria com a iniciativa privada e a CPTM, Paulinho Serra prevê uma “revolução” no sistema de transporte da cidade. A intenção, segundo ele, é descentralizar o fluxo de passageiros no município.
“A gente tira 40% dos ônibus do Centro. Então, o corredor da Guarará, que as linhas vão quase todas para a região central, seria direcionado para a nova estação e iríamos tirar quase metade dos coletivos que vão para a estação Celso Daniel-Santo André”, afirmou o prefeito.
“Teremos um ganho muito grande na perimetral, no corredor Santos Dumont. O Centro da cidade tem vias estreitas, e com muitos ônibus passando não tem o que fazer, mesmo com faixas exclusivas. Se conseguirmos tirar metade disso, o ganho será grande”, completou.
Chegar na antiga parada hoje é difícil
Para reabrir a estação Pirelli exatamente onde ela era é necessário desapropriar áreas ou, de fato, ter parcerias com empresas do entorno que cedam parte do terreno delas para criação de um acesso até parada do trem.
Hoje, não é possível chegar à pé no local, que fica cercado pela própria Pirelli, Tim, Carrefour e por um grande terreno particular que é acessado pela avenida dos Estados.
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