O governo de São Paulo apresentou na tarde desta sexta-feira
(23) o licenciamento ambiental do Ferroanel Norte. O novo ramal ferroviário
será exclusivo para o transporte de cargas e terá o traçado paralelo ao trecho
Norte do Rodoanel. A estimativa é que a obra custe R$ 3,4 bilhões.
A obra, que é de responsabilidade da União, teve os estudos
de impacto ambiental realizadas pela Dersa, empresa do governo estadual, com
recursos da empresa pública federal.
Após a implantação, que ainda não tem data definida, os
trens de carga que hoje compartilham os trilhos com trens de passageiros da
CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) sejam desviados para outros
ramais exclusivos para cargas, permitindo a redução de intervalo dos trens de
passageiros e o aumento da capacidade.
“Ele segrega esses dois tipos de transporte e permitirá que
a gente traga um volume de aproximadamente 67 milhões de toneladas por ano para
os trilhos. Hoje, esse volume está em torno de 10% desse valor”, afirmou o
secretário de estado de logística e transportes Laurence Casagrande.
A nova linha ligará o interior do estado ao Porto de Santos.
O novo ramal vai interligar a malha ferroviária da Central do Brasil, a antiga
linha São Paulo/Rio de Janeiro, com a malha da linha Santos/Jundiaí.
“Hoje o trem de carga que vem da região de Campinas e
do Centro-Oeste brasileiro passa por dentro da capital, na estação da Luz, cada
vez mais difícil, porque o nosso trem de passageiros que transportava 700 mil
pessoas viagem/dia, hoje transporta 3 milhões de passageiros viagem/dia. Então,
nós precisamos tirar o trem de carga do Centro de SP”, afirmou o
governador Geraldo Alckmin.
A estimativa é que a ferrovia irá retirar cerca de 2.800
caminhões por dia das estradas paulistas em um prazo médio, podendo chegar até
7.300 caminhões diários. Atualmente, 84% do transporte de cargas pelo estado é
feito através do transporte rodoviário.
O projeto deve ficar pronto até o fim do ano e aprovado pelo
Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente). O governo federal definirá quem
será o responsável pela realização da obra.
Histórico
O Ferroanel Norte será uma ferrovia com 53 km de extensão
que ligará as estações Perus, na Zona Norte de São Paulo, a Manoel Feio, em
Itaquaquecetuba, na região metropolitana, sem estações no trajeto. Dos 53 km do
ferroanel, 12 km são pontes e viadutos, 17 km são túneis e 23 km em
terraplanagem.
A estimativa é que o frete de cargas pela ferrovia seja 15%
mais barato do que o valor pago no transporte feito pelos caminhões.
O estudo teve início em setembro de 2011 em parceria do
governo estadual com a concessionária ferroviária MRS. Inicialmente, a Dersa
cedeu os projetos disponíveis para a implantação da ferrovia nos trechos Leste
e Norte do Rodoanel. No entanto, em 2012, foi constatada a viabilidade técnica
para a implementação da ferrovia no trecho Norte do Rodoanel.
O estado recebeu R$ 332 milhões do Ministério dos Transporte
para que as obras do Rodoanel recebessem terraplanagem complementar para a
instalação do futuro ramal ferroviário.
Seja o primeiro a comentar