O Desenvolvimento Rodoviário (Dersa) está disponibilizando
uma cópia do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Ferroanel
para consulta na sede da Prefeitura de Arujá. O novo ramal ferroviário será
exclusivo para o transporte de cargas e terá o traçado paralelo ao trecho Norte
do Rodoanel. A estimativa é que a obra custe R$ 3,4 bilhões.
O Ferroanel Norte será um ramal ferroviário de 53
quilômetros de extensão que interligará as estações de Perus, em São Paulo, e
de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, seguindo o traçado do Rodoanel.
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A obra, que é de responsabilidade da União, teve os estudos
de impacto ambiental realizadas pela Dersa, empresa do governo estadual, com
recursos da empresa pública federal.
Segundo o Governo do Estado, a implantação possibilitará que
os trens de carga, que hoje compartilham os mesmos trilhos com os trens da
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sejam desviados, eliminando
o conflito entre cargas e passageiros nos trilhos que cortam o interior da
metrópole.
Além disso, os estudos realizados indicam que cerca de 40%
das viagens destinadas ao transporte de cargas são feitas com os caminhões
vazios, pois nem sempre as empresas conseguem prestar o serviço na ida e na
volta.
Essa pesada movimentação rodoviária converge, em grande
parte, para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e para o Porto de
Santos. O resultado é a saturação do trânsito na RMSP e nas proximidades dos
grandes centros urbanos, onde os congestionamentos se tornam cada vez mais
frequentes.
Sob o ponto de vista dos passageiros, a liberação dos
trilhos atuais para uso exclusivo da CPTM permitirá a redução do intervalo
entre os trens, a implantação de novos sistemas de sinalização e melhoria das
estações ferroviárias, o que trará maior capacidade de transporte e conforto
aos usuários.
No Alto Tietê, o Ferroanel passará pelas cidades de
Itaquaquecetuba e Arujá. Nesta última, será realizada no próximo dia 13, uma
audiência pública sobre a obra será realizada no Clube União, às 17h.
O documento também pode ser analisado na internet. No Paço
Municipal, localizado na Rua José Basílio de Alvarenga, 90, no centro de Arujá,
a consulta fica liberada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às
17 h.
De acordo com o Dersa, o Ferroanel deverá ter um trajeto de
44 quilômetros no trecho de Arujá, margeando parte dos trechos Norte e Leste do
Rodoanel Mario Covas na cidade. O Clube União, onde será a audiência pública,
fica na Rua Amazonas, 100, no Centro de Arujá.
Histórico
Dos 53 km do Ferroanel, 12 km são pontes e viadutos, 17 km
são túneis e 23 km em terraplanagem. A estimativa é que o frete de cargas pela
ferrovia seja 15% mais barato do que o valor pago no transporte feito pelos
caminhões.
O estudo teve início em setembro de 2011 em parceria do
governo estadual com a concessionária ferroviária MRS. Inicialmente, a Dersa
cedeu os projetos disponíveis para a implantação da ferrovia nos trechos Leste
e Norte do Rodoanel. No entanto, em 2012, foi constatada a viabilidade técnica
para a implementação da ferrovia no trecho Norte do Rodoanel.
O estado recebeu R$ 332 milhões do Ministério dos Transporte
para que as obras do Rodoanel recebessem terraplanagem complementar para a
instalação do futuro ramal ferroviário.
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