Mistura entre ônibus, trem e bonde é movido a baterias
recarregáveis. Custos equivalem a 20% dos de sistema convencional. Veículos
elétricos são aposta da China em indústria promissora e contra poluição. O
primeiro sistema público de transporte rápido sem motorista do mundo foi
testado com sucesso na cidade chinesa de Zhuzhou, na província de Hunan,
informou nesta terça-feira (24/10) a agência oficial de notícias Xinhua.
Com capacidade para transportar até 300 passageiros, o
veículo testado é uma mistura entre ônibus, trem e bonde. Ele tem três vagões,
mede 32 metros de comprimento, tem uma velocidade máxima de 70 quilômetros por
hora e está equipado com sensores para ler as dimensões das ruas. Ele é movido
à eletricidade, com baterias recarregáveis.
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A empresa que construiu o Autonomous Rail Rapid Transit
(ART) quer ampliar o veículo para cinco vagões, o que deverá aumentar a
capacidade de transporte para 500 passageiros. No teste, o veículo fez um
percurso de três quilômetros, levando passageiros por pistas virtuais nas ruas
de Zhuzhou durante 24 horas.
O sistema e o veículo foram desenvolvidos pelo braço de
pesquisas da CRRC Zhuzhou Locomotive, empresa que produz peças para a ferrovia
de alta velocidade da China.
“Operando em pistas virtuais por meio de sensores
montados no veículo, o trem pode ajustar sua tração, frenagem e indicações às
ordens do sistema central”, disse Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC
Zhuzhou Locomotive. Ele acrescentou que o veículo será lançado oficialmente em
2018.
A CRRC Zhuzhou Locomotive salientou ainda que o sistema
custa apenas o equivalente a 20% de um sistema de bonde tradicional – uma
solução que facilitaria a ampliação de sistemas de transporte público
especialmente em localidades que não têm recursos financeiros para novas linhas
de metrô e trem.
Veículos elétricos
Novas ideias no âmbito do transporte público são bem-vindas
na China, um país assolado por altíssimos níveis de poluição atmosférica e por
engarrafamentos.
A China tem os planos governamentais mais agressivos do
mundo para promover o desenvolvimento de carros elétricos, por exemplo. Os
líderes comunistas os enxergam como uma indústria promissora e uma maneira de
limpar cidades mergulhadas no smog (mistura de fumaça e neblina).
No último domingo, os primeiros dez ônibus elétricos
começaram a circular nas ruas de Pequim, onde até finais deste ano as
autoridades esperam que 4.500 desses veículos estejam em pleno funcionamento,
segundo informou também a Xinhua.
Os ônibus têm 18 metros de comprimento e são pintados de
vermelho. Serão alimentados por baterias que podem ser carregadas em apenas 15
minutos e têm a possibilidade de percorrer até 130 quilômetros com apenas uma
carga, segundo a autoridade de transporte de Pequim.
A cidade é considerada uma das capitais mais contaminadas do
mundo. O trânsito, as usinas termoelétricas e os sistemas de calefação são
alguns dos principais causadores da poluição, algo que Pequim tenta combater
com limitações à circulação de veículos e a substituição gradual do carvão por
gás natural como fonte de energia.
Segundo a Xinhua, o número de veículos elétricos que
atualmente circulam pela capital chinesa é de cerca de 151.500.
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