Em outubro, a ViaQuatro, concessionária responsável pela
operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô e considerada um case
bem-sucedido em PPP (Parceria Público Privada), comemora seis anos de operação.
Pesquisas recentes também mostram que a Linha 4-Amarela é
campeã de satisfação entre os usuários com índices de aprovação acima de 90%.
Considerada referência para o transporte público e uma importante conquista no
que se refere a eficiência e sustentabilidade, a ViaQuatro celebra seu
desenvolvimento e boas práticas como um legado para a mobilidade urbana.
“Ao longo desses seis anos evoluímos na operação,
disponibilizando transporte público sobre trilhos com qualidade e segurança
para os usuários e não nos acomodamos, fomos além e nos empenhamos para oferecer
também atividades educativas, culturais e sociais aos passageiros”, afirma
Harald Zwetkoff, presidente da concessionária.
Exposições sobre os mais variados temas, intervenções
artísticas, apresentações musicais e atividades educativas são também exemplos
das diversas ações que passaram pelas estações da Linha 4-Amarela, sempre com o
objetivo de promover a cultura para os passageiros e, para as comunidades do
entorno das estações.
“Milhares de pessoas foram impactadas com estas iniciativas,
desenvolvidas pela ViaQuatro e seus parceiros ao longo de sua trajetória.
Queremos continuar acreditando e investindo no poder da cultura como
instrumento de educação e transformação social”, finaliza Harald Zwetkoff,
presidente da ViaQuatro.
Desde o início da operação comercial, a concessionária atua
unindo capacitação profissional a inovações tecnológicas que resultam em
prestação de serviço com qualidade aos usuários. Além de ser a primeira linha
de metrô da América Latina a adotar trens com o sistema driverless (sem
condutor), a Linha 4-Amarela foi pioneira também a entrar em funcionamento com
portas de plataforma, contribuindo de maneira expressiva para a redução de
acidentes e interrupções no fluxo diário do transporte metroviário de São
Paulo.
Outro ineditismo é o simulador virtual, criado com
exclusividade para a ViaQuatro para treinamento permanente dos agentes de
atendimento na operação manual dos trens. O equipamento de trem possibilita
manter os colaboradores aptos à atuação imediata em diferentes situações. Além
do ganho em segurança, há economia de energia elétrica e eliminação do desgaste
da composição, que poderiam ocorrer no treinamento in loco.
O simulador integra o Centro de Treinamento Saber +,
localizado no Pátio Vila Sônia, que dispõe de salas de capacitação, laboratório
para aulas de mecânica, elétrica e eletrônica, biblioteca e área de
convivência. Mais de 70 treinamentos técnicos e comportamentais, com conteúdo
teórico, interativo e prático já foram desenvolvidos e aplicados.
Outras inovações podem ser percebidas pelos passageiros nos
telões das plataformas, que contam com indicadores importantes como a
disponibilidade de espaço nos carros do próximo trem e quanto tempo falta para
a chegada da composição. As ferramentas foram desenvolvidas pela ViaQuatro e, o
indicador de lotação do trem é inédito em metrôs no mundo.
História
A Linha 4-Amarela começou a operar plenamente em outubro de
2011 com seis estações (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e
Luz), que integram a primeira fase de operação. A segunda fase foi iniciada com
a entrega da estação Fradique Coutinho, em 15 de novembro de 2014. Seguem em
construção quatro novas estações (Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São
Paulo-Morumbi e Vila Sônia).
Quando concluída essa fase, a Linha 4 terá 12,8 quilômetros
de extensão e 11 estações, ligando a região da Luz, no centro da cidade, ao
bairro de Vila Sônia, na zona oeste.
Seja o primeiro a comentar