A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
disponibilizou no último dia 30, os documentos para a Audiência Pública nº
014/2017, para colher subsídios para aprimoramento da minuta de edital e dos
estudos técnicos que vão definir o modelo de concessão da construção da
Ferrogrão, entre Sinop (MT) e Miritituba (município de Itaituba, PA), com
934 quilômetros. A minuta de edital prevê 65 anos de concessão para quem
construir a ferrovia. O retorno do investimento virá da operação da malha no
modelo vertical, sem garantia de demanda.
A Ferrogrão é um projeto feito pela EDLP (Estação da Luz Participações)
por demanda das grandes tradings agrícolas reunidas no projeto Pirarara (ADM,
Amaggi, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus). O objetivo é criar uma opção
ferroviária para escoamento da carga agrícola pelo chamado Arco Norte, através
do Rio Tapajós e da Bacia Amazônica. O projeto greenfield está previsto no
Programa de Parceria e Investimento (PPI) do governo.
O período para o envio de contribuições começou às 18 horas
do dia 30 de outubro e será encerrado no dia 15 de dezembro próximo.
Confira aqui toda a documentação.
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