Obras da Estação Oscar Freire alteram operação da Linha 4 no domingo

A execução de obras da futura Estação Oscar Freire, na zona
oeste de São Paulo, vai alterar a operação da Linha 4-Amarela na tarde e na
noite do próximo domingo, 12. Entre as 15 horas e a meia-noite, o embarque e o
desembarque de passageiros nas Estações Paulista e Fradique Coutinho serão
realizados na mesma plataforma, tanto no sentido Butantã como Luz. Além disso,
o intervalo entre os trens será maior.

Segundo a ViaQuatro, concessionária que administra a Linha
4, avisos sonoros informarão o destino de cada trem nas duas paradas que terão
a operação alterada e a equipe de atendimento será ampliada para auxiliar os
usuários nos deslocamentos, minimizar o impacto da mudança e garantir a
segurança.

Nas demais estações da Linha 4 (Butantã, Pinheiros, Faria
Lima, República e Luz), o embarque e desembarque será normal.

A mudança no ramal não deve prejudicar os candidatos que
estão prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No domingo, ocorre o
segundo dia de provas, com testes de Matemática e Ciências da Natureza. Os
portões se abrem ao meio-dia e se fecham às 13 horas, portanto, antes da
alteração na Linha 4.

Informações adicionais podem ser obtidas na central de
atendimento da ViaQuatro (0800 770 7100), que funciona de segunda a
sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e sábado e domingo, das 8 horas às 18 horas.
A concessionária disponibiliza ainda outros canais, como o e-mail da ouvidoria
e o site.

Novo túnel


A Estação Paulista ganhará um novo túnel para ser ligada à
Estação Consolação, da Linha 2-Verde. O objetivo é tentar aliviar a
superlotação no local. A conexão foi apelidada de “túnel dos
pinguins”, graças à comparação de um ex-presidente da empresa, ao
descrever o fluxo lento de passageiros. Já foi aberto o processo para contratar
o projeto executivo da obra, que será financiada pelo Banco Mundial.

A passagem – na verdade, são três túneis interligados – tem
171,6 metros de extensão. Hoje, afirma o Metrô, por lá circulam 22,5 mil
pessoas nos horários de pico da manhã e da tarde.

Inaugurado juntamente com a Estação Paulista em setembro de
2011, o túnel se mostrou subdimensionado desde o primeiro dia de operação no
horário de pico. Grades tiveram de ser instaladas para separar o fluxo de
passageiros e o piso tátil original, voltado para pessoas com deficiência
visual, teve de ser alterado.

A ideia agora é que o túnel existente seja de mão única,
apenas para passageiros que vão para a Estação Consolação, na Avenida Paulista.
A nova passagem subterrânea será usada para aqueles que seguem para a Estação
Paulista, que fica na Rua da Consolação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*