Câmara pressiona União a liberar malha para o Trem Intercidades

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
aprovou a convocação do diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes
Terrestres), Jorge Luiz Bastos, para esclarecer o atraso no processo de
implantação do Trem Intercidades, projeto para interligar o Vale do Paraíba às
principais regiões metropolitanas de São Paulo.

A audiência pública ainda terá o presidente da MRS Logística
S.A., Guilherme Mello, e o presidente da Rumo Logística, Rubens Ometto
Silveira. A liberação da malha ferroviária, de domínio da União, está emperrada
em Brasília desde junho.

A cessão de linhas férreas, prometida pelo presidente Michel
Temer (PMDB) em meio à crise política a partir da revelação da delação da JBS,
está cinco meses atrasada. O peemedebista assinaria o acordo em julho.

A convocação dos responsáveis pela malha, com o objetivo de
destravar o projeto, foi proposta pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) e
subscrito pelo deputado Hugo Leal (PSB-RJ)

“A proposta é trazer para mesa um debate da maior relevância
para São Paulo, chamado Trem Intercidades. É um projeto do governador Geraldo
Alckmin (PSDB) e que foi paralisado por falta de boa vontade no
compartilhamento da malha”, afirmou Macris.

“A MRS tem dado uma boa contribuição, mas a Rumo não está
fazendo a mesma coisa. Queremos saber qual o problema dela. Esses
esclarecimentos seriam muito importantes”, completou o deputado.

LIGAÇÃO: O projeto ferroviário vai interligar as regiões
metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada
Santista. O primeiro trecho, entre a capital e a região de Campinas, foi
escolhido para iniciar as obras por ter maior demanda: 68.384 passageiros ao
dia.

O trem será viabilizado por meio de uma PPP (Parceria
Público-Privada). O primeiro trecho custará R$ 5 bilhões.

Em maio deste ano, o governador Geraldo Alckmin viajou aos
Estados Unidos para tentar vender o projeto a investidores estrangeiros.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados,
responsável pela audiência pública em Brasília, ainda vai definir uma data para
o encontro.

Implantação tinha prazo de entrega para 2016; região tem a
2ª maior demanda

A implantação do trem foi anunciada pelo Estado em novembro
de 2012. Cinco anos depois, o projeto ainda está emperrado. A entrega deveria
ocorrer em 2016.

Depois de Campinas, a RMVale tem a segunda maior demanda de
passageiros: 48.392 usuários ao dia. Baixada Santista (32.564) e Sorocaba (20.440)
aparecem na sequência.

Fonte: Gazeta de Taubaté

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