Com a
recente notícia de que foi suspenso em Goiás o transporte de contêineres na
Ferrovia Centro Atlântica, pode-se dizer que foi decretada a morte do sistema
ferroviário no estado. O modal que nunca recebeu a devida atenção em Goiás, nas
duas últimas décadas, agonizava e a fim, agora, bate as portas.
A Ferrovia
Centro Atlântica é administrada pela empresa Valor Logística Integrado que é
uma subsidiária da Vale. De forma unilateral, desrespeitando normas da Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa simplesmente encerrou este
tipo de transporte.
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Bastava
observar por alguns minutos em pátios ferroviários como o de Anápolis, ou
Leopoldo de Bulhões, ou ainda de Ipameri para perceber que há, sim, um grande
volume transportado de cargas por meio de contêineres. Agora, o resultado é que
mais carga terá de ser levada e trazida por meio das rodovias, o que pode
encarecer o preço do frete e potencializar mais acidentes nas estradas.
Na ferrovia
manterá apenas o transporte de bens agrícolas, ou seja, vai diminuir a
quantidade de carga levada de Goiás para outras regiões ou recebidas de outras
localidades para nosso estado. Não haverá a mesma regularidade, pois o
transporte dependerá da safra de grãos.
Ainda será
transportada uma pequena quantidade de combustível, um pequeno óleo grosso que
chega a Goiânia. Com menor volume, no
futuro, a empresa poderá dizer que o trecho não é lucrativo e encerrar as
atividades em Goiás.
História
Vale
ressaltar que, em 2005, em Goiânia, a empresa FCA, que antecedeu a VLI, mas que
também é do grupo Vale, de forma unilateral suspendeu o transporte de uma série
de materiais, incluindo trigo que era utilizado pela empresa Moinho Goiás. Com
isso, trens passaram a circular somente até a entrada de Goiânia. Pouco tempo
depois a União tomou a concessão naquele trecho e autorizou a Prefeitura de
Goiânia a aproveitar o leito da ferrovia para construir a Avenida Leste Oeste.
Aos poucos a
ferrovia morre, se as autoridades goianas não abrirem o olho, principalmente as
que têm representatividade na conhecida “Região da Estrada de Ferro”, poderemos
dar adeus a esta centenária estrada de ferro, em breve. A antiga Estrada de
Ferro de Goyaz ficará em um tempo não muito distante, abandonada, como muitas
ferrovias estão pelo Brasil afora.
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