Integração entre CPTM e ônibus depende de Mauá

A volta da
integração tarifária entre o sistema de ônibus municipal de Mauá e a CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está a um passo de ser efetivada.
Após 12 meses de negociação entre os órgãos públicos, a retomada do convênio
depende apenas da assinatura de representantes legais do município para que o
benefício volte a ser concedido a moradores da cidade.

De acordo
com a CPTM, os documentos necessários para que o novo acordo de integração seja
firmado foram encaminhados no dia 22 de setembro para a Prefeitura de Mauá.
Desde então, o governo estadual aguarda a devolução dos termos para dar
sequência à concessão do benefício. “Sem os respectivos documentos assinados,
não há previsão de retomada (da integração)”, explica, em nota, a companhia.

Conforme a
Prefeitura, tais documentos ainda passam por análise “para que os termos
atendam à necessidade dos usuários do transporte coletivo da cidade”. A
administração municipal não deu prazos para que o processo seja concluído.

Iniciada em
setembro de 2014, a integração tarifária concede desconto de R$ 0,50, por
viagem, para passageiros que utilizam ônibus municipais de Mauá e,
posteriormente, fazem baldeação na Estação Mauá da CPTM, ao lado do terminal
central de ônibus da cidade.

O benefício,
no entanto, foi suspenso em 9 de março do ano passado após a antiga gestão
municipal, chefiada pelo ex-prefeito Donisete Braga (PT), não honrar
compromisso firmado com a companhia estadual, que previa o repasse dos custos
gerados com o desconto fornecido aos usuários durante a baldeação, na ordem de
R$ 1,05 milhão.

À época,
conforme noticiado pelo Diário, após o calote, a CPTM chegou a incluir o nome
da Prefeitura de Mauá no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados
de Órgãos e Entidades Estaduais), registro que verifica pendências financeiras
de municípios com órgãos do governo estadual.

Com o nome
negativo e dificuldades para oficializar novos convênios, a Prefeitura de Mauá
chegou a firmar, no fim do ano passado, acordo com a CPTM para quitar o débito.
Porém, coube ao atual prefeito Atila Jacomussi (PSB) iniciar tratativas com a
companhia estadual para retomar o benefício.

Com o
retorno da integração tarifária, existe a expectativa por parte de moradores de
que o benefício, desta vez, seja estendido para a Estação Guapituba da CPTM,
que integra o itinerário da Linha 10-Turquesa. A proposta, contudo, não é
confirmada pela companhia estadual nem pela Prefeitura de Mauá.

Atualmente,
segundo a CPTM, média de 62,2 mil embarques por dia são registrados nas três
estações de trens instaladas no município, sendo 48,1 mil no Centro, 8.100 na
Guapituba e 6.000 em Capuava.


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