A descoberta de uma rachadura de 16 centímetros em trem-bala
japonês em movimento, que poderia ter causado um acidente, se transformou no
primeiro incidente grave desde que este transporte começou a operar há mais de
50 anos.
A rachadura foi encontrada no chassi de um trem em movimento
no dia 11 de dezembro, disse nesta quarta-feria (20) um porta-voz da companhia
ferroviária que opera o serviço, a West Japan Railway (JR West), que afirmou
que 80 vagões já foram revisados e que apenas um apresentou problemas.
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Segundo o Ministério de Transporte japonês, este é o
primeiro incidente grave que afeta o sistema de trem de alta
velocidade japonês e poderia ter ocasionado um descarrilamento.
A rachadura encontrava-se no marco de aço que sustentava o
conjunto de rodas do modelo Noizomi 34 que fazia a rota entre Hakata (sul) e
Tóquio, e estava a ponto de romper-se, razão pela qual, se tivesse continuado
em movimento, teria ocasionado um acidente sério.
O modelo Noizomi tem capacidade para mais de 1.300
passageiros.
O trem-bala teve que ser parado na estação de Nagoya, a 350
quilômetros do seu destino final, após circular durante mais de três horas com
um cheiro e barulho anormais.
O incidente é inaceitável e estamos conscientes de que
se trata de um caso grave, disse hoje o presidente da JR West, Tatsuo
Kijima, em entrevista coletiva à imprensa.
Kijima lamentou que o trem não tenha sido parado
imediatamente depois de notar as irregularidades e garantiu que os
detalhes do incidente estão sendo investigados para evitar que se repita.
A segurança se transformou em uma prioridade para a
companhia ferroviária depois que o descarrilamento de um trem em 2005 causou a
morte de 106 passageiros e do condutor na província de Hyogo.
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