Conheça as estações mais movimentadas do Metrô e da CPTM

O sistema de transporte por trilhos de
São Paulo é um dos maiores do mundo num quesito, o de número de passageiros
transportados. Em seus mais de 340 km de trilhos, no entanto, temos hoje três
empresas atuando e compartilhando usuários diariamente. Por essa razão, é um
tanto confuso dizer exatamente quais estações são as mais movimentadas quando
boa parte dos passageiros acaba utilizando mais de um sistema ou linha.

O blog solicitou à Secretaria dos
Transportes Metropolitanos (STM), autarquia responsável pela área, o movimento
das estações em 2017 e recebeu a lista das 10 mais movimentadas do Metrô e
CPTM, além de todas as sete paradas da Linha 4, operada pela ViaQuatro, uma
empresa privada. Os dados, no entanto, não obedecem o mesmo critério. Enquanto
as duas empresas públicas enviaram informações sobre o movimento em dias úteis
(MDU) a concessionária repassou os números anuais. Além disso, o Metrô incluiu
as transferências de outras linhas na conta de cada estação, ao contrário da
CPTM, que apenas contabilizou as chamadas “entradas”, quando os passageiros
embarcam na referida estação.

Mesmo assim, é possível ter um
panorama interessante do transporte metroferroviário. Pelos dados repassados, a
estação Sé, que atende as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, continua a ser a mais
movimentada da rede, com mais de 536 mil usuários diários. A estação Luz, hoje
epicentro de quatro linhas, na soma simples tem cerca de 425 mil usuários
circulando por ela. Já a estação Palmeiras-Barra Funda, com uma linha de metrô
e duas da CPTM, ultrapassa a marca de 355 mil passageiros diários enquanto a
estação Brás é destino de quase 270 mil pessoas.

Do outro lado da cidade, o destaque
vai para a estação Pinheiros. Ponto de ligação entre a linha 9-Esmeralda e a
linha 4-Amarela, ela movimenta cerca de 250 mil pessoas por dia. Outra conexão
volumosa está na estação República, onde as linhas 4 e 3 se encontram e que,
somados os dados, significam um fluxo diário de mais de 260 mil pessoas. Perto
dali, a dupla Paulista-Consolação é outra localidade disputada com mais de 260
mil usuários também – não é à toa que a Paulista é a número 1 na linha 4.


Atração nas pontas


Como é possível notar, todas as
estações do Metrô na lista, assim como da CPTM, servem a mais de uma linha. Por
essa razão, é natural que estejam entre as mais movimentadas. Mas e as estações
que só atendem a uma linha, quais são as mais utilizadas?

De acordo com os dados disponíveis no
site do Metrô, a estação mais movimentada nesse caso é a Jabaquara, da linha
1-Azul. Em dezembro, passaram por ela cerca de 89 mil pessoas diariamente.
Entre as razões estão o fato de existir um terminal rodoviário conectado a ela,
mas também pelo fato de ser ali uma região para onde convergem muitos
passageiros vindos do ABC e regiões mais periféricas. Por ser a estação mais
distante da linha na Zona Sul é esperado que ela atraia essa demanda. É o que
ocorre em outras regiões da cidade como por exemplo Capão Redondo, a estação
mais movimentada da linha 5-Lilás, com exceção de Santo Amaro (onde há a
ligação com a CPTM). Ela movimenta nada menos que 71 mil pessoas. Tucuruvi, no
extremo norte, também contribui com 67 mil usuários por dia.

No caso da CPTM, a estação Grajaú, da
linha 9, teve um movimento de mais de 63 mil pessoas por dia, mais uma que é
ponto final em seu ramal. Em seguida temos duas estações da linha 10, a Santo
André e Mauá, um indício claro que o ABC Paulista necessita urgentemente de
mais trilhos. A primeira teve 55 mil usuários diários enquanto a segunda,
passou dos 45 mil.

Já entre as estações que não são
atendida por mais de uma linha e nem estão nas pontas da rede o destaque é São
Bento. A parada próxima a rua 25 de Março teve 81 mil passageiros em dezembro
de 2017, pouco mais que Anhangabaú, da linha 3, com 74 mil pessoas.

A grosso modo, esses dados revelam que
a rede, após ser unificada com o bilhete único, passou a exibir números muito
grandes nos pontos de conexão que se espalharam pelas linhas. A tendência é
que, à medida que mais estações sejam inauguradas e surjam outros pontos de
conexão, esse fluxo se distribua de forma mais equilibrada e também que
estações pouco movimentadas como Alto da Boa Vista, no Metrô, e Botojuru, na
CPTM, as lanterninhas de cada companhia, possam atrair mais passageiros que os
3 mil e 1,5 mil que passaram por elas respectivamente.

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