Os esforços conjuntos dos dois
principais portos franceses possibilitaram a concretização de um projeto
bastante esperado pelos profissionais de logística e transporte. Os portos de Marselha-Fos e HAROPA-Porto de
Le Havre, em associação com o operador francêl de transporte multimodal
Naviland Cargo, lançarão um novo serviço ferroviário, com três saídas semanais
a partir de meados de março de 2018, que ligará os dois portos franceses com o
terminal de Chavornay, situado perto de Lausanne na Suíça. As novas conexões
serão atendidas de Marselha-Fos e Le Havre diretamente pelo terminal de
Dijon-Gevrey na Borgonha até Chavornay.
Este é um grande feito para o
crescimento internacional, que se expressa nesta conexão inovadora, permitindo
que o interior de ambos os portos continue em expansão, para além do mercado
doméstico. Esta estratégia e essas
iniciativas estão totalmente em conformidade com o desejo expresso pelo
primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, em seu discurso pronunciado
durante o congresso “Assises de la
Mer” em novembro passado. Na ocasião ele ressaltou os
objetivos dos portos de Marselha-Fos e Le Havre de ampliar sua área de captação
para além do se hinterland atual, além das fronteiras da França, especialmente
através da multimodalidade e consolidação, estabelecendo-se como principais
intervenientes do transporte de carga na Europa.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O potencial mercado de contêineres
suíço é estimado em 350 a 400 mil TEUs por ano.
Hoje, apenas uma pequena parte deste
tráfego passa pelos portos franceses. A
inauguração deste serviço de transporte deve possibilitar a captura de uma
parte significativa desses volumes.
Para a comunidade portuária de
Marselha, a implementação deste serviço é o resultado do forte compromisso
assumido pelo porto de Marselha e a UMF (União Marítima e Fluvial) para com as
Autoridades Européias para ampliar o corredor ferroviário Mediterrâneo-Norte
até a Suíça. Este novo serviço
ferroviário permitirá uma redução no transit time entre a Suíça de e os
mercados do Mediterrâneo e do Leste do canal de Suez.
Para HAROPA, esta nova conexão regular
com a Suíça atende ao objetivo estratégico de ampliar o hinterland leste. Depois de lançar em 2016 um serviço para
Ludwigshafen, HAROPA confirma sua ambição de fortalecer o serviço consolidado
com esta nova conexão e conquistar novos mercados em parceria com a Federação das
Comunidades Portuárias do Corredor do Sena (FCPAS). O novo serviço ferroviário
de Le Havre, oferece redução de transit time também para os trades entre a
Suíça e os EUA, Canadá e América do Sul, especialmente.
França e a Suíça
O novo serviço franco-suiço fortalece
a posição da Naviland Cargo como líder no transporte marítimo combinado na
França e está claramente alinhado à estratégia de desenvolvimento além das fronteiras
francesas. Este novo serviço vai aliviar o congestionamento das rodovias para a
Suíça, oferecendo uma capacidade de transporte equivalente a 12 mil caminhões
por ano e reduzindo fortemente a pegada de carbono.
O Conselho Regional da Província dos
Alpes e Côte d’Azur e o Conselho Regional da Normandia manifestaram o seu
grande interesse neste projeto e pretendem contribuir financeiramente para a
iniciativa.
Seja o primeiro a comentar