Sete obras de melhorias da rede da Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos (CPTM) estão paradas, duas delas, pelo menos, há nove
anos, segundo informações obtidas pelo SPTV com base na Lei de Acesso à
Informação. Os serviços para melhoria da rede elétrica começaram, mas não
terminaram.
A manhã desta terça-feira (9) foi de falhas nas linhas Rubi
e Safira da CPTM, que causaram lentidão na circulação. A linha-3 vermelha do
metrô também teve uma falha. Desde o começo do ano, a CPTM apresentou 13
falhas.
Os dados obtidos mostram que, atualmente, sete obras
destinadas para melhoria do sistema de energia elétrica, e que melhorariam o
sistema, estão paradas.
Duas delas começaram em 2009 e previam “fornecimento e
instalação de suprimento de energia ” nas linhas 8 -Diamante, 10-Turquesa
e 11-Coral. Entre 2012 e 2014, a CPTM contratou outras obras da mesma natureza
e incluiu também as linhas 7- Rubi, 9 – Esmeralda e 12-Safira. Quase R$ 300
milhões de reais foram gastos nessas obras que ainda não acabaram. Se tivessem
sido concluídas, as obras melhorariam o funcionamento dos trens.
“Infelizmente, as empresas contratadas atrasam, e a gente
age multando, rescindindo contratos e tendo que relicitar e chegamos no estágio
em que infelizmente foi necessário a suspensão dos contratos em razão da
restrição orçamentária. A previsão é que todos esses contratos sejam retomados
em fevereiro e que eles sejam cumpridos num prazo máximo de 24 meses”, afirmou
o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, Michael Cerqueira.
Na linha-8 Diamante, tem passageiro que não esquece o
perrengue que foi sexta-feira (5). Os trens pararam por duas horas no horário
de pico. As plataformas ficaram lotadas, passageiros desceram dos vagões e
caminharam pelos trilhos. E depois, tiveram que disputar os ônibus.
A CPTM disse que uma falha no sistema de energia que
abastece os trens provocou a paralisação.
No mesmo dia e por volta do mesmo horário, outro problema
elétrico interrompeu a circulação de trens da linha 9 -Esmeralda entre as
estações Osasco e Presidente Altino.
Em novembro, mostramos que equipamentos como esses
transformadores, comprados para as obras de modernização da linha 10 –Turquesa,
estavam num pátio em Mauá. As peças estavam debaixo de sol e chuva, no mato e
acumulando ferrugem.
Na época, a CPTM admitiu que os equipamentos não estavam
guardados da maneira adequada, e ainda continuam lá. O secretário Michael
Cerqueira disse que até o dia 15 vai retirar os transformadores desse pátio.
Leia Mais: Tentativa de furto de fios causa lentidão na
linha 11 da CPTM
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